PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5578
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A influência do método pilates na ansiedade e depressão em idosos
Título(s) alternativo(s): A influência do método pilates na ansiedade e depressão em idosos
Autor(es): Queiroz, Caroline Soares
Primeiro Orientador: Santana, Valdimar de Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Sandoval, Renato Alves
Resumo: O fenômeno envelhecimento está ligado ao ciclo da vida, com características e alterações que reduzem a capacidade funcional do idoso. Dessa forma, podem ocorrer alterações psíquicas, fazendo com que ele passe a enxergar suas problemáticas como grandes catástrofes, composta pelos sintomas de apatia, irritabilidade, tristeza e perda do interesse. Evidentemente, o método pilates é uma modalidade de atividade física, estrutural e mental mais indicado para a terceira idade, por trabalhar com o peso do próprio corpo e concentração do corpo e da mente e por oferecer uma grande variedade de exercícios. OBJETIVOS: Destacar a importância do método pilates na prevenção da ansiedade e depressão em idosos. METODOLOGIA: As buscas dos artigos foram realizadas em bases de dados, reunindo os periódicos nacionais e internacionais: Medical Literature Analysis and Retriavel System Online (MedLine), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Physiotherapy Evidence Database (Pedro) e US National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed), Scientific Eletronic Library Online (SciELO). A pesquisa foi realizada de janeiro de 2022 até outubro de 2022 e foram inclusos artigos publicados nos idiomas: português, inglês e espanhol, entre os anos de 2010 e 2022. Além disso, foram excluídos artigos repetidos, publicações que não estavam em bases de dados e artigos que não eram pertinentes ao tema de interesse. RESULTADOS: Inicialmente, foram localizados 26 artigos que tratavam do método pilates com viés para a ansiedade e depressão em idosos. Por meio da leitura do resumo, selecionamos 21 artigos e finalizamos este estudo evidenciando 12 artigos analisados na íntegra que compuseram o quadro 1, pois se adequavam ao tema proposto e possuíam informações suscetíveis e completas. CONCLUSÃO: Diante das obras consultadas e analisadas, conclui-se que, por meio de relatos, estudos e questionários validados, foram obtidos resultados positivos na influência que o Método Pilates pode proporcionar ao público idoso; seja em parte na fisiologia humana estrutural com ganho de força, resistência, flexibilidade com prevenções de quedas ou na estrutura psicológica mental, na qual possui pontos relevantes em minimização de transtornos de ansiedade, depressão, insegurança e medo de cair.
Palavras-chave: Pilates
Ansiedade
Depressão
Idosos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5578
Data do documento: 8-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - CAROLINE SOARES QUEIROZ - Final.pdf342,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador