PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5570
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Perfil epidemiológico das violências autoprovocadas em Goiás
Autor(es): Silva, Mariana Justino
Primeiro Orientador: Cruvinel, Karla Prado de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Adrielle Cristina Silva
Resumo: INTRODUÇÃO: As violências autoprovocadas são caracterizadas pela ideação suicida, automutilação, tentativa de suicídio e por fim o suicídio. Se apresentando como uma emergência médica e um problema de saúde pública. OBJETIVO: Descrever o perfil epidemiológico da violência autoprovocada com desfecho óbito, em Goiás, no período de 2010 a 2020. METODOLOGIA: Estudo do tipo descritivo, retrospectivo, com abordagem quantitativa, utilizando dados secundários de um banco de dados sistematizado do Ministério da Saúde DataSus/SIM, referente ao ano de 2010 a 2020. RESULTADOS: Os dados foram coletados entre agosto e setembro de 2022 em uma série histórica de 2010 a 2020 (sendo o último ano com informação disponível no sistema). No período estudado foram identificados um total de 4.937 óbitos por violência autoprovocada no estado de Goiás. Os dados apresentados estão distribuídos conforme características relacionadas ao perfil sociodemográfico, por ano, registrado em banco de dados públicos. Os dados de escolaridade apresentavam incompletude e por isso não se apresentavam confiáveis e, portanto, foi retirado do trabalho, o dado de raça/cor não foi significativo visto que grande parte da população, que mostra um perfil maior de Pardos que é a população de predominância no país. Portanto o perfil descrito foi homens entre 20 a 39 anos, solteiro e com escolaridade ignorada. CONCLUSÃO: As hipóteses levantadas para a formação do perfil epidemiológico se confirmaram durante a construção da pesquisa. E é possível notar que há uma incompletude de dados (escolaridade) que apresenta uma deficiência na formação do perfil de vítimas de violência autoprovocada.
Palavras-chave: Violência autoinfligida
Violência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::EPIDEMIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5570
Data do documento: 9-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc apresentado final.pdfArquivo TCC1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mariana Justino.pdfTermo Autorização346,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador