PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5569
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mortalidade por acidentes de transporte terrestre no Estado de Goiás
Autor(es): Rodrigues, Guilherme Mateus
Primeiro Orientador: Cruvinel, Karla Prado de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Zatta, Laidilce Teles
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Glenda Batista de Almeida
Resumo: Os Acidentes de Transporte Terrestres (ATT) podem estar relacionados com a má conservação das estradas e vias públicas, com o consumo de bebidas alcoólicas, drogas psicoativas, excesso de velocidades e a não utilização de sinto de segurança e capacetes pelos motociclistas. Esse trabalho teve como objetivo caracterizar sociodemográficamente as vítimas de ATT, com desfecho final morte, no período de 2014 a 2020 no estado de Goiás entre a faixa etária de 15 a 59 anos. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, retrospectivo com abordagem quantitativa, utilizando dados secundários disponíveis no site do Ministério da saúde, no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), mediante o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM). Foi feito um estudo dos ATT em quatro tipos que compõe o Banco de Dados, sendo eles: Pedestres, Ciclistas, Motociclistas e Ocupantes automóveis traumatizados em um acidente de transporte terrestre. Os resultados apresentados mostram que os mais afetados nos ATT são do sexo masculino com 85,8% de óbitos, na faixa etária de 20 a 29 anos com 29,6% dos óbitos, na cor de pele parda com 65,7% de óbitos, com a escolaridade entre 8 a 11 anos com 42,5% dos óbitos e de estado civil solteiro com 56,5% de óbitos. Portanto, concluise que os ATT estão classificados como um dos principais problemas de saúde pública. Com isso necessita de alternativas de conscientização e educação continuada para todo a população, visando a diminuição as taxas de mortalidade por ATT no estado de Goiás.
Palavras-chave: Acidente de trânsito
Óbito
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::EPIDEMIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5569
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 3 - GUILHERME FINALIZADO.pdfMortalidade por acidentes de transporte terrestre290,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Guilherme.pdfAutorização de Publicação de Produção Científica384,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador