PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Vacinação contra Covid-19 na infância: uma revisão da literatura
Autor(es): Gomes, Ana Vitoria Alves
Primeiro Orientador: Vieira, Maria Aparecida da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Andreia Gontijo da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Resende, Elisangela Euripedes
Resumo: Introdução: O desenvolvimento de vacinas seguras e eficazes para a profilaxia da infecção pelo SARS-CoV-2 para crianças e adolescentes foi uma conquista da ciência e uma esperança para a humanidade. Objetivo: Caracterizar a vacinação contra Covid-19 na infância descritos na literatura científica nacional e internacional. Método: Trata-se de uma revisão da literatura conduzida no período de 2019 a 2022. Foi realizada consulta nas seguintes bases de dados: (i) portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); (ii) Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); (iii) Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) via PubMed (iv) Scientific Eletronic Library Online (SciELO). A busca e o acesso ao referencial teórico ocorreram por meio dos seguintes descritores Child OR children OR infancy AND Vaccination OR Vaccination Coverage AND Covid-19 OR covid-19 pandemic AND Criança OR Crianças OR infância AND Vacinação OR Cobertura Vacinal AND. Após o levantamento dos artigos, foram incluídos artigos publicados entre os anos 2019 a 2022, artigos originais; estudos com crianças; estudo de corte transversal; caso controle; coorte e ensaio clínico; artigos em inglês, espanhol e português. Foram excluídas teses, dissertações, manuais, notas prévias, atualizações; relatos de experiência; publicações com resumos incompletos; artigos não convergentes com o objeto de estudo desta investigação. Foi realizado um checklist utilizando esses critérios. Por se tratar de dados secundários e de domínio público disponíveis em meio eletrônico, o presente estudo não apresenta implicações éticas e morais, pois não apresenta informações que possam identificar as crianças/adolescentes. Assim, dispensa a apreciação e aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, de acordo com a Resolução nº 510/2016 (BRASIL, 2016). A organização dos dados foi realizada por meio de um quadro contendo as seguintes variáveis: (i) autor; (ii) ano de publicação; (iii) região geográfica da produção; (iv) área do conhecimento dos autores; (v) objetivos do estudo; (vi) desenho do estudo; (vii) eficácia/efetividade da vacinação da covid-19 em crianças; (viii) evento adverso; (ix) crenças e pensamentos associados ao direito da criança à vacinação; (x) mídia e vacinação (ix) principais conclusões do estudo. Resultados: Foram selecionados 257 artigos que atendiam aos critérios de inclusão. Desses, 250 foram excluídos após aplicação de critérios de exclusão e por duplicidade. Quanto ao ano de publicação dos estudos, houve uma maior frequência no ano de 2021 e 2022. Com relação aos tipos de estudo, houve predominância dos estudos de artigo de Opinião, Revisão da Literatura e Revisão Sistemática e Metanálise. Nas publicações, foram identificadas várias razões para a recusa vacinal, em diferentes locais do mundo e por diferentes autores. Houve maior predominância com relato ao medo de reação e eventos adversos, seguida de desinformação sobre a vacina e fake news Considerações finais: A hesitação vacinal permanece sendo um desafio para a saúde infantil no Brasil e no mundo. Trabalhos futuro devem incluir estudos de intervenção para abordar a hesitação e a vigilância global da hesitação às vacinas pelos pais, além de averiguar e informar a população da importância da vacinação e os seus benefícios com comprovações cientificas. É necessário que os profissionais da saúde promovam ações de adesão à vacinação, com base no verdadeiro esclarecimento sobre os benefícios das vacinas. Palavras chaves: Vacina; Covid-19; Criança; hesitação vacinal
Palavras-chave: Vacina
Covid-19
Criança
Hesitação vacina
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5566
Data do documento: 14-Dez-2022
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