PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Distribuição temporal das internações por acidentes motociclísticos nas capitais brasileiras
Título(s) alternativo(s): Distribuição temporal das internações por acidentes motociclísticos nas capitais brasileiras
Autor(es): Ferreira, Lorrany Maria Bernardes
Primeiro Orientador: Queiroz, Silvio José de
metadata.dc.contributor.referee1: Levindo, Isabela
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Camila Lucas de
Resumo: Objetivo: Descrever a distribuição temporal das internações por acidentes motociclísticos nas capitais brasileiras, no período de 2011 a 2021. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo epidemiológico, com dados secundários obtidos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Foram incluídas todas as notificações de internações por acidentes motociclísticos de 2011 a 2021. Os dados coletados foram transferidos para o Microsoft Excel; posteriormente, para o Microsoft Word, com vistas à elaboração de tabelas e quadros. Resultados: No período analisado, a ocorrência de internações por acidentes motociclísticos no país foi de 412.328. A cidade de São Paulo apresentou o maior registro de internações dentre as capitais, com 14%, seguida de Teresina e Fortaleza; os menores registros ocorreram em Belém, Maceió e Florianópolis. O ano de 2019 apresentou a maior quantidade de notificações de internações; a menor quantidade notificada foi em 2011. A cor/raça parda foi a que mais constou nos registros de internações, seguida da cor branca; o menor registro foi apresentado pela cor/raça preta. A faixa etária de 20 a 29 obteve o maior índice, seguida da faixa etária de 30 a 39 anos. Pessoas do sexo masculino apresentaram as maiores taxas de internações por acidentes motociclísticos. O coeficiente incidência resultou em 167 casos por 100 mil habitantes, no período; as capitais com os maiores coeficientes de incidência foram Teresina, Vitória e Goiânia; e as com menores coeficientes foram Campo Grande, Rio de Janeiro e Manaus. Conclusão: com base nos registros de internações por acidentes motociclísticos, conclui-se que a maior quantidade de registros de internações refere-se a homens, pardos e brancos, com a faixa etária de 25 a 30 anos. A cidade de São Paulo apresentou o índice mais elevado de internações decorrentes de acidentes motociclísticos, seguida de Teresina e Fortaleza; os menores registros observados foram em Belém, Maceió e Florianópolis. O ano de 2019 apresentou a maior média de internações na série analisada. Por fim, as capitais com os maiores coeficientes de incidência de internações foram Teresina, Vitória e Goiânia; por outro lado, as com menores coeficientes foram Rio de Janeiro, Campo Grande e Manaus.
Abstract: Objective: To describe the temporal distribution of hospitalizations due to motorcycle accidents in Brazilian capitals from 2011 to 2021. Methodology: This is a descriptive epidemiological study, with secondary data obtained from the Information System of Notifiable Diseases. All notifications of hospitalizations for motorcycle accidents from 2011 to 2021 were included. The collected data were transferred to Microsoft Excel; subsequently, to Microsoft Word, in order to elaborate tables and charts. Results: In the period analyzed, the occurrence of hospitalizations by motorcycle accidents in the country was 412,328. The city of São Paulo presented the highest record of hospitalizations among the capitals, with 14%, followed by Teresina and Fortaleza; the lowest records occurred in Belém, Maceió and Florianópolis. The year 2019 presented the highest amount of hospitalization notifications; the lowest amount notified was in 2011. The brown color/race was the one that appeared most in the hospitalization records, followed by the white color; the smallest record was presented by the black color/race. The 20 to 29 age group had the highest rate, followed by the 30 to 39 age group. Males presented the highest rates of hospitalizations due to motorcycle accidents. The incidence coefficient resulted in 167 cases per 100 thousand inhabitants in the period; the capitals with the highest incidence coefficients were Teresina, Vitória and Goiânia; and those with the lowest coefficients were Campo Grande, Rio de Janeiro and Manaus. Conclusion: based on the records of hospitalizations for motorcycle accidents, it is concluded that the largest number of hospitalization records refers to men, browns and whites, with an age range of 25 to 30 years. The city of São Paulo presented the highest rate of hospitalizations resulting from motorcycle accidents, followed by Teresina and Fortaleza; the lowest records observed were in Belém, Maceió and Florianópolis. The year 2019 presented the highest average number of hospitalizations in the series analyzed. Finally, the capitals with the highest incidence coefficients of hospitalizations were Teresina, Vitória and Goiânia; on the other hand, those with the lowest coefficients were Rio de Janeiro, Campo Grande and Manaus.
Palavras-chave: Acidentes motociclísticos
Internações
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5555
Data do documento: 13-Dez-2022
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