PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5549
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção científica acera da assistência de enfermagem a pacientes com pé diabético
Autor(es): Menezes, Diogo Clemente de
Primeiro Orientador: Loreto, Rayana Gomes de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Levindo, Isabela
metadata.dc.contributor.referee2: Mamed, Samira Nascimento
Resumo: Os principais agravos do DM, o pé diabético está entre os mais comuns, sendo extremamente impactante à vida do paciente, que por sua vez pode sofrer lacerações e até amputações dos membros inferiores, faz se necessária a prevenção de úlceras em pacientes diabéticos, entre elas estão o exame de perda de sensibilidade ou de doenças circulatórias, que deve ser feito anualmente para portadores de diabetes, devendo o examinador classificar o risco do desenvolvimento de lesões, e manter a constância do acompanhamento conforme o risco, quanto maior o risco, menor o tempo de retorno. Sendo assim, faz-se importante que haja uma assistência sistematizada de enfermagem aos pacientes portadores de pé diabético, através da implantação da SAE, que é uma exigência do Conselho Federal de Enfermagem, , sendo também uma orientação da Lei do Exercício Profissional. Neste sentido este estudo objetivou Descrever como tem sido a assistência de enfermagem à pessoa com lesões diabéticas; Identificar as principais formas de SAE para as pessoas portadores de pé diabético; Descrever os principais cuidados de enfermagem à pessoa com pé diabético. Trata-se de uma revisão de literatura, realizado no PUBMED e SCHOLAR GOOGLE, usando cuidados de enfermagem (nursing care) AND pé diabético (diabetic foot). foram incluídos no presente estudo artigos publicados nos últimos 05 anos, em inglês, e no último ano em portugues, que abordam a assistência de enfermagem em pacientes com pé diabético. foram incluídos artigos de revisão tradicional de literatura e excluídos estudos secundários, carta-resposta, teses, dissertações, anais de eventos científicos, editoriais, artigos de opinião e artigos duplicados. Também foram excluídos artigos que abordavam sobre assistência de enfermagem a outros tipos de feridas. Dos 13 (100%) artigos incluídos neste trabalho, 2 (15,3%) são do ano de 2018, 1 (7,6%) são do ano de 2019, 03 (23%) são de 2020, 05 (38%) de 2021 e 02 (15,3%),de 2022. A assistência de enfermagem deve ser imparcial com seus preconceitos pessoais e agir de maneira totalmente profissional, enxergando, acima de tudo no indivíduo um ser humano, que é o que ele é, além disso espera-se dos profissionais de enfermagem o conhecimento acerca dos tratamentos adequados e da fisiopatologia do pé diabético, podendo tal conhecimento ser adquirido através da educação continuada, sendo dever profissional a constante atualização de métodos e cuidados. A sistematização da assistência de enfermagem (SAE), mostra-se como ferramenta importantíssima para o acompanhamento e recuperação do cliente, tanto em meios intra quanto extra- hospitalares, sendo necessária sua aplicação.
Palavras-chave: Pé diabético
Enfermagem
SAE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5549
Data do documento: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Diogo_repositorio.pdf268,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador