PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5536
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tipos de violência obstétrica e seus impactos na saúde da mulher no Brasil
Autor(es): Silva, Gabriela Rodrigues da
Primeiro Orientador: Souza, Adrielle Cristina Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Assis, Isolina de Lourdes Rios
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Leiliane Sabino Oliveira
Resumo: Objetivo: Analisar, discutir e refletir sobre os tipos de violências, suas definições e impactos na saúde da mulher, no Brasil. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão narrativa da literatura. As bases de dados virtuais em saúde utilizada – SCIELO, BVS e Portal CAPES no período de 2017 a 2022. Resultados: Os tipos de atos de violência elencados nos estudos foram: escassez de instruções à gestante durante o pré-natal e momento do parto; violência verbal; piadas durante o parto; proibição da presença do acompanhante; falta de privacidade durante o parto; realização de procedimento sem consentimento; epsiotomia, fórceps e manobra de Kristeller; contenção física (amarraram os braços e as pernas das gestantes durante o parto); impedimento de contato mãe/bebe após o parto. As violências geraram nas mulheres alterações fisiológicas, comportamentais, afetivas. As principais consequências foram danos psicológicos, sentimentos de vergonha, constrangimento, solidão, medo, decepção, angústia, desespero, sentimento de desrespeito e de indiferença, sentimento de ter sido lesada/roubada, dor física, ansiedade, depressão pós-parto, baixa autoestima, problema com a amamentação e vínculo mãe-bebê prejudicado e dor sentida no ato sexual. Considerações finais: a violência obstétrica continua prevalente nas unidades de saúde de todo o país durante o período pré- parto, trabalho de parto e parto, tornando o ciclo gravídico puerperal traumático. É urgente implementar ações que possam prevenir violências morais, psicológicas e físicas no momento do parto.
Palavras-chave: Violência obstétrica
Violência contra a mulher
Saúde da mulher
Obstetrícia
Segurança do paciente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5536
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador