PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5532
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção científica acerca do acolhimento à demanda espontânea na estratégia saúde da família
Autor(es): Teixeira, Victória Gutz
Primeiro Orientador: Zatta, Laidilce Teles
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Jamile Brito
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Hilana Aparecida de Oliveira Melo
Resumo: O conceito do acolhimento a demanda espontânea na Estratégia Saúde da família é receber, auxiliar, amparar, escutar e confortar, além disso, implica na relação entre profissional/usuário, em que é denominado uma postura ética, resultando em compartilhamento de saberes, solidariedade, perspectivas, necessidades entre outras, reconhecendo o usuário como sujeito e participante no processo de construção da saúde. Este trabalho tem como objetivo analisar a produção científica acerca do acolhimento à demanda espontânea junto às equipes de ESF. A metodologia adotada baseia-se em uma revisão integrativa, em que foi feita através de buscas na BVS, no qual foram identificados 586 artigos e selecionados 119. Após exclusão que não faziam jus à temática totalizou 10 publicações para leitura na íntegra. Diante isto, os artigos foram publicados entre os anos de 2018 à 2021, sendo assim, após a extração das informações dos estudos selecionados, foi feita a categorização dos mesmos, surgindo três categorias: "Principais formas de acolhimento na ESF"; "Percepção dos usuários e profissionais quanto aos benefícios do acolhimento na ESF"; e "Principais limitações / dificuldades no acolhimento". Vale ressaltar que as principais formas de acolhimento identificadas na literatura foram triagem qualificada, avaliação dos pacientes através da classificação de risco, implementações de protocolos os serviços de saúde, escuta qualificada, entre outros. Posto isso, foi observado que a percepção dos usuários e profissionais quanto aos benefícios do acolhimento na ESF é de satisfação. A respeito das limitações e dificuldades evidenciam-se insatisfação na estrutura física, falta de ACS, ineficácia na gestão, e desvalorização e falta de reconhecimento dos profissionais de enfermagem na APS.
Palavras-chave: Acolhimento
Necessidades e demandas de serviços de saúde
Triagem de demanda
Estratégia saúde da família
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5532
Data do documento: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 3 Victória Gutz FINAL.pdfTCC Victória Gutz259,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RAG Victória G.pdfRAG Victória Gutz435,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador