Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5526
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Alves, Débora de Castro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-06T13:10:51Z | - |
dc.date.available | 2023-02-06T13:10:51Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5526 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Formação do pedagogo | - |
dc.subject | Diversidade e inclusão escolar | - |
dc.title | O olhar dos graduandos em pedagogia sobre a diversidade nos primeiros anos escolares | pt_BR |
dc.title.alternative | O olhar dos graduandos em pedagogia sobre a diversidade nos primeiros anos escolares | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1828025455687021 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Ana Maria da Conceição | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4894205602832380 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Quimuenhe, Ancha | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0186345200547801 | pt_BR |
dc.description.resumo | A intencionalidade da pesquisa que deu origem à esta monografia foi de compreender as concepções de graduandos de Pedagogia a respeito da diversidade no processo de ensino-aprendizagem em escolas inclusivas do ensino fundamental, 1ª fase. Inicialmente, realizei um levantamento de teses e dissertações com o tema educação inclusiva, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD , relativos ao período de 2010 a 2020. Foram localizados 12 trabalhos sobre o tema em estudo. Nestes trabalhos foram identificados quatro temáticas que seus autores abordam: Políticas educacionais e gestão na educação inclusiva; Práticas metodológicas educativas na formação de professores; Inclusão com alunos autistas; Concepções de educação inclusiva. Assim, após a análise das teses e dissertações localizadas na BDTD, foi possível estabelecer o problema norteador da pesquisa que resultou nesta monografia: Qual a concepção de escola inclusa está presente no discurso dos graduandos do curso de Pedagogia? O desenvolvimento deste estudo investigativo esteve pautado pelo objetivo geral de analisar a compreensão de professoras, estudantes de pedagogia, sobre a inclusão no processo de ensino-aprendizagem da 1ª fase do ensino fundamental. Como objetivos específicos: 1- explicar a Inclusão escolar, a partir dos pensadores contemporâneos; 2- analisar a legislação relativa à inclusão escolar no sistema educacional brasileiro; 3- explicitar a concepção de graduandos do curso de Pedagogia sobre a diversidade em escolas inclusivas. Para o alcance destes objetivos realizei pesquisa bibliográfica e de campo. Para complementar o referencial bibliográfico foram localizados documentos legais, livros e artigos publicados sobre o assunto, em revistas de grande circulação. Imbricado com a pesquisa bibliográfica foi realizado uma pesquisa de campo, por meio de um questionário, enviado via Google Forms para 10 estudantes do último período do curso de Pedagogia, contendo 10 questões. O resultado desta pesquisa encontra-se nesta monografia, que contém três capítulos. O primeiro capítulo traz uma explicação da escola inclusiva; o segundo apresenta a legislação pertinente à escola inclusiva e o terceiro apresenta a pesquisa de campo com a análise dos dados obtidos. Por fim, nas considerações finais, pontuo que ficou evidenciado que os estudantes de Pedagogia que foram sujeitos deste estudo demonstraram rudimentar conhecimento teórico e prática sobre a educação inclusiva em sala de aula. Isso se deve à inexistência de uma formação consistente sobre esta temática durante o curso, o que traz preocupação com as crianças que no futuro serão confiadas aos novos pedagogos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC - Débora de castro Alves (1).pdf | 725,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador