PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5526
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Débora de Castropt_BR
dc.date.accessioned2023-02-06T13:10:51Z-
dc.date.available2023-02-06T13:10:51Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5526-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFormação do pedagogo-
dc.subjectDiversidade e inclusão escolar-
dc.titleO olhar dos graduandos em pedagogia sobre a diversidade nos primeiros anos escolarespt_BR
dc.title.alternativeO olhar dos graduandos em pedagogia sobre a diversidade nos primeiros anos escolarespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tiballi, Elianda Figueiredo Arantespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Ana Maria da Conceiçãopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4894205602832380pt_BR
dc.contributor.referee2Quimuenhe, Anchapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0186345200547801pt_BR
dc.description.resumoA intencionalidade da pesquisa que deu origem à esta monografia foi de compreender as concepções de graduandos de Pedagogia a respeito da diversidade no processo de ensino-aprendizagem em escolas inclusivas do ensino fundamental, 1ª fase. Inicialmente, realizei um levantamento de teses e dissertações com o tema educação inclusiva, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD , relativos ao período de 2010 a 2020. Foram localizados 12 trabalhos sobre o tema em estudo. Nestes trabalhos foram identificados quatro temáticas que seus autores abordam: Políticas educacionais e gestão na educação inclusiva; Práticas metodológicas educativas na formação de professores; Inclusão com alunos autistas; Concepções de educação inclusiva. Assim, após a análise das teses e dissertações localizadas na BDTD, foi possível estabelecer o problema norteador da pesquisa que resultou nesta monografia: Qual a concepção de escola inclusa está presente no discurso dos graduandos do curso de Pedagogia? O desenvolvimento deste estudo investigativo esteve pautado pelo objetivo geral de analisar a compreensão de professoras, estudantes de pedagogia, sobre a inclusão no processo de ensino-aprendizagem da 1ª fase do ensino fundamental. Como objetivos específicos: 1- explicar a Inclusão escolar, a partir dos pensadores contemporâneos; 2- analisar a legislação relativa à inclusão escolar no sistema educacional brasileiro; 3- explicitar a concepção de graduandos do curso de Pedagogia sobre a diversidade em escolas inclusivas. Para o alcance destes objetivos realizei pesquisa bibliográfica e de campo. Para complementar o referencial bibliográfico foram localizados documentos legais, livros e artigos publicados sobre o assunto, em revistas de grande circulação. Imbricado com a pesquisa bibliográfica foi realizado uma pesquisa de campo, por meio de um questionário, enviado via Google Forms para 10 estudantes do último período do curso de Pedagogia, contendo 10 questões. O resultado desta pesquisa encontra-se nesta monografia, que contém três capítulos. O primeiro capítulo traz uma explicação da escola inclusiva; o segundo apresenta a legislação pertinente à escola inclusiva e o terceiro apresenta a pesquisa de campo com a análise dos dados obtidos. Por fim, nas considerações finais, pontuo que ficou evidenciado que os estudantes de Pedagogia que foram sujeitos deste estudo demonstraram rudimentar conhecimento teórico e prática sobre a educação inclusiva em sala de aula. Isso se deve à inexistência de uma formação consistente sobre esta temática durante o curso, o que traz preocupação com as crianças que no futuro serão confiadas aos novos pedagogos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - Débora de castro Alves (1).pdf725,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador