PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5515
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os efeitos e desafios ocasionados pela Covid-19 no varejo: estudo de caso do Magazine Luíza S/A
Autor(es): Fernandes, Wanderson Ferreira
Primeiro Orientador: Evangelista, Maria Aparecida Vaz
metadata.dc.contributor.referee1: Jardim, Eugênio de Britto
metadata.dc.contributor.referee2: Rosa, Celso Orlando
Resumo: Com a atual pandemia causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2) um choque de oferta de grande proporção impactou toda a economia mundial, tendo em vista a necessidade de desligar alguns setores econômicos para restringir a transmissão do vírus ocasionou-se um grande impacto na economia mundial e brasileira, um dos setores mais afetados pela foi o setor varejista, diante deste cenário fez-se necessário analisar os desafios enfrentados diante da crise de Covid-19. Para tal foi realizado um estudo de caso em uma das maiores varejista do Brasil, a empresa Magazine Luiza S/A. Com esse estudo buscou-se observar os efeitos e desafios sofridos, para que seja possível analisar as mudanças ocorridas no período de pandemia, onde diante do qua-dro de implementação das ações de distanciamento social preservando o funcionamento dos setores essenciais ocasionou alterações no mercado econômico, no mercado de trabalho e na renda de boa parte da população brasileira. Diante do estudo verificou-se que a pandemia gerou grandes efeitos em diversos setores, diante disto este trabalho buscou apresentar: Quais efeitos e desafios para o mercado varejista puderam ser vivenciados na pandemia? Para mensurar os efeitos e desafios enfrentados foi realizado uma pesquisa qualitativa e quantitativa, por meio de um estudo de caso, sendo elaborado por meio de um diagnostico acerca da varejista Magazine Luíza, utilizando-se de questionários online, Google Forms onde buscou responder tais questões. Com tal estudo procurou identificar os efeitos e os desafios frente a crise no varejo, na economia, no comportamento do consumidor e no ambiente de trabalho da varejista. Buscou-se observar como ela está se adaptando a esse novo cenário, e como essa nova realidade está afetando o mercado de e-commerce brasileiro.
Abstract: With the current pandemic caused by the coronavirus (SARS-CoV-2), a large supply shock has impacted the entire world economy, given the need to shut down some economic sectors to restrict the transmission of the virus, this has caused a huge impact on the world and Brazilian economy, one of the sectors most affected by the was the retail sector, in view of this scenario it was necessary to analyze the challenges faced in the face of the Covid-19 crisis. For this, a case study was carried out in one of the largest retailers in Brazil, the company Magazine Luiza S/A. With this study, we sought to observe the effects and challenges suffered, so that it is pos-sible to analyze the changes that occurred during the pandemic period, where, in view of the implementation of social distancing actions, preserving the functioning of essential sectors, it caused changes in the economic market, in the labor market and in the income of a large part of the Brazilian population. In view of the study, it was verified that the pandemic had great effects in several sectors, in view of this, this work sought to present: What effects and chal-lenges for the retail market could be experienced in the pandemic? To measure the effects and challenges faced, a qualitative and quantitative research was carried out, through a case study, being elaborated through a diagnosis about the retailer Magazine Luiza, using online ques-tionnaires, Google Forms where sought to answer these questions. This study sought to identify the effects and challenges faced by the crisis in retail, in the economy, in consumer behavior and in the retailer's work environment. We sought to observe how it is adapting to this new scenario, and how this new reality is affecting the Brazilian e-commerce market.
Palavras-chave: Varejo
Pandemia
Gestão estratégica
E-commerce
Magazine Luiza
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5515
Data do documento: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Trabalho TCC 14.12.2022 Wanderson.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador