PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5507
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As consequências provocadas pelos conflitos armados que afetaram o modal aéreo
Título(s) alternativo(s): The consequences caused by armed conflicts that affected the air modal
Autor(es): Souza, Rayssa Castro
Primeiro Orientador: Bechepeche, Anna Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Xavier, William de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Andréluiz da Silva
Resumo: A Primeira e Segunda Guerra Mundial foram episódios de grande desenvolvimento para o meio de transporte aéreo, entretanto as causas e as consequências de tal evolução marcaram a história do mundo por meio de devastações de países e um grande saldo de mortos. Atualmente, o conflito entre Rússia e Ucrânia, travado por questões históricas e estratégicas, está atingindo negativamente diversos setores políticos e econômicos ao redor do mundo. Além disso, o confronto entre essas nações vêm afetando diretamente o setor aéreo, que passa por uma fase de dificuldades e limitações. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo relatar os principais impactos sofridos pela aviação, como a restrição de espaços aéreos e os aumentos de gastos em operações. Uma vez que, antigamente, a aviação alcançou um alto nível de desenvolvimento e agora sofre retrocessos diante o atual conflito. A metodologia utilizada foi descritiva, com abordagens bibliográficas, documentais, como artigos, documentários e sites noticiários. Ademais, com base no estudo apresentado foi possível identificar as principais causas que desencadearam as duas Grandes Guerras Mundiais, como ocorreu todo o seu desenrolar até a declaração do fim de ambas, como também o uso de aviões, nos quais em um primeiro momento não possuía caráter de combate e um tempo depois começaram a ser desenvolvidos com armas até se tornarem umas das principais formas de ataque. Outrossim, foram verificadas as características e histórias da Rússia e da Ucrânia, de maneira a entender os fundamentos que deram início ao conflito e quais medidas estão sendo tomadas pelas inúmeras nações envolvidas indiretamente, e como a aviação vem sofrendo consequências severas que afetam não somente a economia das empresas aéreas, mas também a segurança dos voos. Portanto, torna-se evidente que a tomada de decisão por parte dos Chefes de Estado, em se iniciar um conflito armado para se obter a resolução de questões políticas e de soberania se contrapõe aos aprendizados que guerras passadas trouxeram, como resultado de mortes de civis e militares. Tal fato também conduz o mundo ao retrocesso, uma vez que, coloca em risco modelos únicos de aviões, tanto no que diz respeito a sua infraestrutura como desempenho de função. Sendo assim, sugere-se que tratados realizados entre os países sejam efetuados e que haja um estudo de todas as implicações possíveis ao se iniciar uma guerra de tamanha dimensão e por fim, os impasses possam ser resolvidos de maneira pacífica por meio de acordos.
Abstract: The First and Second World War were episodes of great development for the means of air transport, however the causes and consequences of such evolution marked the history of the world through devastation of countries and a large death toll. Currently, the conflict between Russia and Ukraine, due to historical and strategic issues, is negatively affecting several political and economic sectors around the world. In addition, the confrontation between these nations has directly affected the airline industry, which is going through a phase of difficulties and limitations. In this sense, this research aims to report the main impacts suffered by aviation, such as the restriction of airspace and increases in operating expenses. Once, in the past, aviation reached a high level of development and now suffers setbacks in the face of the current conflict. The methodology used was descriptive, with bibliographic and documentary approaches, such as articles, documentaries and news sites. In addition, based on the study presented, it was possible to identify the main causes that triggered the two Great World Wars, as was the case with all the use of aircraft, in which at first they did not have a combat character and a while later they began to be developed as weapons. Until they became one of the main forms of attack. Furthermore, the characteristics and histories of Russia and Ukraine were verified, in order to understand the foundations that started the conflict and what measures are being taken by the numerous nations involved indirectly, and how aviation has suffered severe consequences that affect not only the economy of airlines, but also the safety of flights. Therefore, it becomes evident that the decision-making by the Heads of State, in initiating an armed conflict to obtain the resolution of political and sovereignty issues, goes against the lessons that past wars have brought, as a result of civilian and military deaths. This fact also leads the world to setback, since it puts unique models of airplanes at risk, both in terms of their infrastructure and function performance. Therefore, it appears that treaties made between countries are carried out and that there is a study of all possible implications when starting a war of such dimension and, finally, the impasses can be resolved peacefully through agreements.
Palavras-chave: Conflito
Causas
Consequências
Aviação
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5507
Data do documento: 8-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC-II Rayssa.pdf341,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador