PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5500
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análises sobre o paradoxo da automação na aviação
Título(s) alternativo(s): Analyzing the aviation automation paradox
Autor(es): Resende, Lara Gabrielly Lima
Primeiro Orientador: Bechepeche, Anna Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Monteiro, Raul Francé
metadata.dc.contributor.referee2: Xavier, William de Carvalho
Resumo: Esta pesquisa se refere a utilização da automação no âmbito da aviação, mais diretamente em cabines de comando de aeronaves modernas, enfatizando o vínculo existente entre a automação e os fatores humanos e que essa tecnologia pode apresentar lacunas em seu núcleo. A presença da automação proporciona uma redução na carga de trabalho e limita as margens de erros cometidos por humanos. Entretanto, esses agrupamentos automatizados são complexos e exigem uma coerente interconexão com os tripulantes. Por outro lado, os sistemas operacionais são prescritos e programados por indivíduos que também são capazes de cometer equívocos. Isto é, até mesmo os computadores que são ditados como infalíveis podem apresentar falhas em seu software. A visto disso, esta pesquisa se dispõe em analisar alguns dos métodos que fazem parte da construção de sistemas computadorizados e demonstrar que a disposição dos códigos pode estar manipulada de maneira equivocada. Ademais, a metodologia utilizada foi de cunho descritivo, com uma abordagem qualitativa, na qual se dispôs de pesquisas e documentações bibliográficas aprofundadas. Assim sendo, por meio dos dados levantados, tornou visível que, é possível ocorrer falhas nos softwares de um determinado agrupamento e que a automação influencia uma certa complacência nos pilotos. Portanto, é necessário a presença de requisitos mais rigorosos para avaliar os sistemas de controle de voo que compõe um determinado avião e, sobretudo, é muito importante a presença de treinamentos específicos direcionados a tripulação para saber agir diante a ausência da automação, para que dessa forma a segurança de voo se torne cada vez mais confiável. Por fim, o tema discorre a respeito de um assunto muito discutido na aviação. No entanto, com uma visão direcionada especialmente para os sistemas operacionais que fazem parte da automação, almejando ser de grande proveito para as pesquisas futuras dentro desse viés.
Abstract: This research is about the usage of automation in aviation environment, specifically inside modern aircraft cockpits, emphasizing the link between this automation and human factors and the fact that this technology might have gaps in its very core, where the presence of automation leads to a workload reduction and limits human pilots’ margin of errors. However, those automated groups of components are complex and demand a coherent interconnection between them and the crew. On the other hand, operational systems are craft and programmed by individuals that can make mistakes, therefore, even computers, often took as flawless, may present flaws in their software. That being said, this research is keen to analyze some of the methods that are part of the computer-based systems building and demonstrate that code disposal might be wrongly manipulated. Furthermore, the used methodology was the description outlook, with a qualitative approach, in which research and deep documentation analysis were used. Therefore, according to available data, it became clear that it’s possible to have failures in the software of specific groups of components and that automation leads to a certain self-indulgent behavior on some pilots. Hence, it’s necessary that stricter requirements are used to assess the flight control systems that make up a specific aircraft and, on top of that, specific training for the crew when they lack automation support is very important to assure that flying safety is growing steady. Ultimately, the subject is about a very controversial point in aviation, although it looks specially for the operational systems that make up automation, aiming to be of a great use for future research in this concern.
Palavras-chave: Automação
Softwares
Fatores humanos
Algoritmos
Sistemas
CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5500
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC II Lara Gabrielly Lima Resende .pdf852,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador