PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5435
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepção dos sinais e sintomas do autismo por acadêmicos concluintes de cursos da saúde e educação
Autor(es): Freitas, Gabriela Cordeiro de
Santos, Jhenyfer Caroline Marques dos
Primeiro Orientador: Borges, Marcos Henrique
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Tanigute, Christiane Camargo
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Eliane Faleiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Sandra de Freitas Paniago
Resumo: Objetivo: Identificar a percepção dos sinais e sintomas do autismo por acadêmicos concluintes de cursos da saúde e educação. Método: Estudo quantiqualitativo observacional. Foi aplicado um questionário (elaborado pelos pesquisadores) com os acadêmicos concluintes dos cursos de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, pedagogia e psicologia da PUC Goiás, onde posteriormente foram analisados os dados obtidos. Resultados: A amostra foi composta por 43 participantes, sendo a maioria dos cursos de enfermagem (20,9%) e fonoaudiologia (20,9%). 31 dos alunos já tiveram contato com crianças com TEA, enquanto 12 nunca tiveram nenhum tipo de contato. Percebe-se que ao serem questionados a respeito da cura do autismo apenas 7% responderam que existe, enquanto os demais 93% responderam que não. Conclusão: Após analisar o questionário foi possível perceber que na maioria das características questionadas, a percepção encontra-se adequada com o que é encontrado na literatura. Entretanto, aspectos como a forma de realizar o diagnóstico do autismo e o principal tratamento, precisam ser revistos, para que assim, possam estar mais habilitados a identificar um paciente com os sinais clássicos do TEA.
Abstract: Objective: To identify the perception of signs and symptoms of autism by academics completing health and education courses. Method: Observational quantitative and qualitative study. A questionnaire (prepared by the researchers) was applied to the graduating students of nursing, physiotherapy, speech therapy, medicine, nutrition, pedagogy and psychology courses at PUC Goiás, where the data obtained were subsequently analyzed. Results: The sample consisted of 43 participants, most of them from nursing (20.9%) and speech therapy (20.9%) courses. 31 of the students had already had contact with children with ASD, while 12 had never had any kind of contact. It is noticed that when asked about the cure for autism, only 7% answered that it exists, while the remaining 93% answered that it does not. Conclusion: After analyzing the questionnaire, it was possible to perceive that in most of the questioned characteristics, the perception is adequate with what is found in the literature. However, aspects such as how to diagnose autism and the main treatment need to be reviewed, so that they can be better able to identify a patient with the classic signs of ASD.
Palavras-chave: Autismo
TEA
Diagnóstico
Sintomas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5435
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador