PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5434
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Perfil epidemiológico de violência sexual em menores de 10 anos de idade no estado de Goiás
Autor(es): Lima, Giovanna Parreira
Primeiro Orientador: Andrade, Glenda Batista de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Cruvinel, Karla Prado de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Andreia Gontijo da Silva
Resumo: INTRODUÇÃO: Diante os dados registrados, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de violência sexual, tornando assim um problema de Saúde Pública. Sendo que 70% de crianças e adolescentes sofrem deste agravo e, 89% dos agressores são próximos da vítima. Diante desta problemática, se faz necessário explorar os dados epidemiológicos, para que os números sirvam para reflexão e implementação de políticas públicas mais efetivas, visto que é um dano silencioso, e que crianças, devido sua imaturidade, não conseguem desvencilhar sozinhas na maioria das vezes, ressaltando, assim, a importância de informações e produção de dados sobre o assunto, para contribuir em novas diretrizes a este público de maior vulnerabilidade. OBJETIVO: Conhecer dados epidemiológicos sobre violência sexual em crianças menores de 10 anos de idade no estado de Goiás. MÉTODO: O estudo é do tipo descritivo, transversal, quantitativo, com característica epidemiológica, a partir de busca no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde DATASUS. RESULTADOS: Após a análise, observa-se que 74,7% dos casos de violência sexual ocorreram com menores de 10 anos de idade, e o gênero feminino foi o mais acometido. A maioria dos autores das agressões são conhecidos das vítimas, e a residência é o local de maiores índices desta violência. Os dados revelam um decréscimo no número de casos/notificações nos últimos anos, porém, autores abordam sobre a subnotificação. CONCLUSÃO: O gênero feminino é o mais afetado pela violência sexual, ocorrido em residências com diversas recidivas, e dentre os agressores, amigos e conhecidos da vítima e o pai são os mais violentos. Retratar a violência sexual em crianças se faz necessário e urgente, no Brasil, especificamente, em Goiás.
Palavras-chave: Violência sexual
Crianças
Violência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5434
Data do documento: 5-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC 3- GIOVANNA 05-12-2022.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador