PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5433
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A pandemia da Covid-19 e suas consequências diante violências contra idosos em um município goiano
Autor(es): Assis, Lorena Maria Pereira de
Primeiro Orientador: Andrade, Glenda Batista de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Tolêdo, Silvia Rosa de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Moreira, Damiana Aparecida Andrade de Carvalho
Resumo: Introdução: Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. Apesar de todo esforço e tentativa de maior representatividade dos idosos perante a sociedade brasileira, dados apontam sobre atos violentos contra este público. De acordo com Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, no primeiro semestre de 2021 foram registradas mais de 33,6 mil denúncias de violação de direitos dos idosos. Nesta perspectiva, o estudo se torna relevante, pois deseja contribuir por meio de dados epidemiológicos que envolvem as violências contra idosos no município de Goiânia- Goiás, o intuito de ampliar o conhecimento sobre o tema, refletir sobre formas de prevenção e cuidados dispensados pelos profissionais de saúde e para a sociedade científica com finalidade de ampliar estudos que demonstrem formas evitáveis de violências. Objetivo: Descrever os tipos de violência em idosos no município de Goiânia- GO. Metodologia: o estudo é do tipo descritivo, transversal, ecológico, quantitativo com característica epidemiológica com buscas por meio do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Resultados: Considerando o período para o estudo (2018-2021), os registros no DATASUS revelam que trezentos e sessenta e seis (366) idosos foram vítimas de violências no município de Goiânia-Goiás neste lapso temporal. De acordo com análise deste estudo, os dados vão ao encontro com outros realizados em várias regiões do Brasil, as principais vítimas da violência contra a pessoa idosa são as mulheres, em que o agressor pertence ao grupo familiar e cônjuge, e as residências os locais mais comuns das agressões. Observou-se um aumento na proporção das violências autoprovocadas no período de pandemia a COVID-19 entre os idosos. Conclusão: A incidência de violência contra idosos em Goiânia, teve um declínio entre os períodos analisados, porém estudos demonstram preocupação para a subnotificação devido o período da pandemia da COVID-19, em que o isolamento foi necessário e este público vulnerável estava sob os cuidados dos agressores. Ressalta-se a importância dos serviços voltados para o atendimento aos idosos, visto que o número de órgãos e instituições voltados para esse problema é reduzido, sendo, assim, urgente à mobilização social para este fim.
Palavras-chave: Violência
Idosos
Agressões
Covid-19
Tipos de violência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5433
Data do documento: 5-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC 3 -LORENA MARIA 29-11-2022.pdf911,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador