PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia Civil
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/541
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento e validação de planilha eletrônica para cálculo de aterro e sistema de contenção
Autor(es): Fagundes, Gabriel Gervásio
Primeiro Orientador: Castro, Rodrigo Martinez
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Wesley Carlos
metadata.dc.contributor.referee2: Luz, Marta Pereira da
Resumo: Uma das funções empregadas na engenharia civil é a administração dos espaços disponíveis para a construção e, em muitos desses locais, há necessidade de adequação na superfície com aterros e consequentemente muros de arrimo. O dimensionamento desse arrimo, pode ser facilitado, se for utilizada a ferramenta correta, portanto, o objetivo desse projeto é desenvolver uma planilha no MS Excel que ajude nesse cálculo. Para base de dados, utilizou-se um terreno de um condomínio de alto padrão em Senador Canedo – GO e dados coletados de alguns outros autores. Decidiu-se, em um primeiro momento, que a planilha calcularia apenas os muros por gravidade e de perfil trapezoidal, por conta das simplificações feitas no cálculo. Determinado o tipo de muro, passou-se então à obtenção das medidas de área e das alturas do terreno para o cálculo do volume e dos ensaios para caracterização do solo. Como resultados, apresenta-se uma planilha eletrônica dividida em três abas de cálculo e uma de dados, calcula e apresenta o volume a ser aterrado, os valores dos coeficientes de solo, os empuxos, o pré-dimensionamento do muro e verificações pertinentes. Em suma, a planilha atende a razão pela qual foi criada, pois os valores apresentados por ela, como resultados de cálculos se assemelham bastante aos valores obtidos pelos outros autores.
Palavras-chave: Dimensionamento
Contenção
Muro de arrimo
Empuxo
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Engenharia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/541
Data do documento: 4-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2 Gabriel Gervásio V2 PosBanca.pdftcc21,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador