PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Zootecnia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5396
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Nutrição gestacional de vacas de corte e seus efeitos no desenvolvimento da progênie
Autor(es): Santos, Almeida da Silva
Primeiro Orientador: Eichler, Verner
metadata.dc.contributor.referee1: Eichler, Verner
metadata.dc.contributor.referee2: Barcellos, Luiz Carlos
metadata.dc.contributor.referee3: Padua, Delma Machado Cantisani
Resumo: A produção de bovinos em pastagem extensivas apresenta variações sazonais na oferta e qualidade do pasto disponível às vacas gestantes. Isso traz efeitos prejudiciais ao desenvolvimento da progênie e ao desempenho econômico do rebanho, pois, faltando nutrientes pode fazer com que haja a mobilização de reservas corporais das vacas para manter adequada a oferta de nutrientes ao feto e isso acarretará em baixos índices reprodutivos. Assim, com base em uma pesquisa bibliográfica em publicações científicas, buscou-se relacionar as informações acerca dos efeitos da nutrição durante o período gestacional em vacas criadas em sistemas extensivos de pastagem afetadas pela oferta sazonal de pasto. Pois a nutrição materna deve ser adequada para que atenda as exigências energéticas da mãe e chegue ao feto quantidades ideais de nutrientes para seu desenvolvimento e através de um manejo nutricional adequado na gestação se cria a possibilidade da produção de novilhos de boa constituição de carcaça com potencial para serem abatidos precocemente. Os efeitos negativos da restrição alimentar na gestação, depende da gravidade do momento da restrição, da condição corporal da vaca e de sua capacidade de atenuar os efeitos sobre o fornecimento de nutrientes para o feto. O terço médio da gestação tem maior impacto sobre a formação do tecido muscular e uma nutrição adequada durante o período gestacional se justifica devido ao fato de bezerros que nascem mais pesados chegam mais cedo a vida produtiva e também pelo impacto nas taxas reprodutivas subsequentes das vacas.
Palavras-chave: Bovinos de corte
Pastagem
Programação fetal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA::NUTRICAO E ALIMENTACAO ANIMAL::EXIGENCIAS NUTRICIONAIS DOS ANIMAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5396
Data do documento: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ALMEIDA DA SILVA SANTOS 2022 2.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador