PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Teologia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O sentido do pecado e o sacramento da penitência: uma abordagem teológica e pastoral
Autor(es): Oliveira, Warley Barbosa de
Primeiro Orientador: Gomes, Eli Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Santos, Elismar Alves dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Elismar Alves dos
metadata.dc.contributor.referee2: Lobo, Luiz Gonzaga
Resumo: Na Sagrada Escritura, o pecado é apontado como a causa da separação do homem com Deus. A queda é o marco principal da origem do pecado e das deficiências no mundo. O pecado, na linguagem do Antigo Testamento, é sempre a desobediência do homem ao mandato de Deus. No entanto, Deus faz uma aliança com seu povo e que tem como principal objetivo a comunhão com Ele. Nessa perspectiva, Deus concede ao povo de Israel a Terra Prometida, como lugar teológico de comunhão e fidelidade, tal compreensão da terra se dá paulatinamente. Todavia, Deus nunca cessa de chamar o seu povo a conversão, sendo que essa se caracteriza pela mudança de vida e um retorno a Deus através das práticas penitenciais. Diferentemente das narrativas bíblicas, na atualidade o sentido do pecado não se tem tanta importância, pois muitos homens não se sentem mais pecadores. Contudo, o pecado tira seu conceito na desobediência do homem frente aos mandamentos de Deus. É uma falta contra a razão, contra a verdade e a reta consciência. Podemos dizer, que o pecado é o egoísmo do homem que mergulhado em certos bens inferiores, chega à negação de Deus. A consequência do pecado é a morte física e espiritual. Apesar disso, o homem tem em seu interior uma luz onde ressoa a voz do próprio Deus que o convida, ao mesmo tempo não impõe a fazer o bem e a evitar o mal, isso é o que chamamos de consciência moral. A consciência moral é o poder de escolha que parte da liberdade é o juízo humano frente a duas realidades: o bem e o mal moral. A verdade em relação ao bem e o mal é conhecida concretamente pelo juízo prático da consciência, que leva a pessoa a assumir a responsabilidade do ato realizado. Na qualidade de voz ativa de Deus no homem, a consciência nos estimula a fazer atos segundo aquilo que conhecemos. É a consciência que dá sentido ao pecado. Todavia, para se ter um verdadeiro sentido do pecado, devemos em primeiro lugar formar a nossa consciência moral. A Igreja, sabendo que o homem nasce sujeito à culpa original e, que por causa da fragilidade de sua natureza ele tende sempre ao pecado, sabe também que só é possível que o homem se liberte dele reconhecendo que é um ser sujeito ao pecado. Somente pelo autoconhecimento dessa realidade se pode aproximar da libertação oferecida por Deus, através do sacramento da penitência. 
Abstract: Nella Sacra Scrittura, il peccato è indicato come causa della separazione dell'uomo da Dio. La caduta è il segno principale dell'origine del peccato e delle carenze nel mondo. Il peccato, nel linguaggio dell'Antico Testamento, è sempre la disobbedienza dell'uomo al comando di Dio. Tuttavia, Dio fa un'alleanza con il suo popolo e il cui obiettivo principale è la comunione con Lui. In questa prospettiva, Dio concede al popolo d'Israele la Terra Promessa, come luogo teologico di comunione e fedeltà, tale comprensione della terra avviene gradualmente. Tuttavia, Dio non smette mai di chiamare il suo popolo alla conversione, che è caratterizzata da un cambiamento di vita e da un ritorno a Dio attraverso pratiche penitenziali. A differenza delle narrazioni bibliche, oggi il senso del peccato non è così importante, poiché molti uomini non si sentono più peccatori. Tuttavia, il peccato trae il suo concetto dalla disobbedienza dell'uomo ai comandamenti di Dio. È una colpa contro la ragione, contro la verità e la retta coscienza. Possiamo dire che il peccato è l'egoismo dell'uomo che, immerso in certi beni inferiori, giunge alla negazione di Dio. La conseguenza del peccato è la morte fisica e spirituale. Nonostante ciò, l'uomo ha in sé una luce dove risuona la voce di Dio stesso che lo invita, nello stesso tempo non si impone di fare il bene e di evitare il male, questo è ciò che chiamiamo coscienza morale. La coscienza morale è il potere di scelta che viene dalla libertà, è il giudizio umano di fronte a due realtà: il bene morale e il male. La verità in relazione al bene e al male è concretamente conosciuta dal giudizio pratico di coscienza, che porta la persona ad assumersi la responsabilità dell'atto compiuto. In quanto voce attiva di Dio nell'uomo, la coscienza ci incoraggia ad agire secondo ciò che sappiamo. È la coscienza che dà senso al peccato. Tuttavia, per avere un vero senso del peccato, dobbiamo prima formare la nostra coscienza morale. La Chiesa, sapendo che l'uomo nasce soggetto alla colpa originaria e che per la fragilità della sua natura è sempre incline al peccato, sa anche che l'uomo può liberarsene solo riconoscendosi soggetto peccare. Solo attraverso la conoscenza di sé di questa realtà si può avvicinarsi alla liberazione offerta da Dio, attraverso il sacramento della penitenza.
Palavras-chave: Pecado
Sin
Consciência
Conversão
Igreja
Sacramento da penitência
Conscience
Conversion
Sacrament of penance
Church
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5389
Data do documento: 22-Nov-2022
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