PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/537
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Pré-natal de risco habitual: assistência de enfermagem realizada na Estratégia de Saúde da Família – ESF
Autor(es): Sousa, Larice da Conceição e
Brito, Raylla Silveira
Primeiro Orientador: Pereira, Fernanda Guilarducci
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Lemes, Maria Madalena Del Duqui
metadata.dc.contributor.referee1: Leite, Vanusa Claudete Anastácio Usier
metadata.dc.contributor.referee2: Primo, Mariusa Gomes Borges
Resumo: Introdução: Há evidências de que uma atenção pré-natal e puerperal de qualidade e humanizada é fundamental para a saúde materna e neonatal. Por outro lado, a morbimortalidade materna e neonatal continuam sendo problemas sociais relevantes no Brasil e dados demonstram comprometimento da qualidade dessa atenção. Objetivo: Descrever a assistência de enfermagem no pré-natal de risco habitual na Estratégia Saúde da Família (ESF). Método: Estudo de revisão bibliográfica realizada com 15 artigos nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) publicados nos últimos seis anos (2015-2020) na língua portuguesa. Resultados: Os resultados foram organizados em três categorias temáticas na assistência ao pré-natal de risco habitual: atribuições do enfermeiro, recomendações preconizadas pelo Ministério da Saúde e desafios enfrentados pelos enfermeiros. Os resultados apontam para a atuação do Enfermeiro na atenção pré-natal de risco habitual, destacando as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças realizadas durante a consulta de enfermagem, o acolhimento, a relação de confiança e de credibilidade estabelecida entre o profissional e paciente. A realização da educação permanente em saúde aos profissionais de saúde, conforme estabelecido pelo MS, é de fundamental importância para a garantia de uma assistência de qualidade. Apesar disso, verificou-se que baixa adesão das gestantes e/ou companheiros, infraestrutura inadequada nas unidades de saúde, as dificuldades organizacionais ainda são problemas enfrentados pelos profissionais. Conclusão: O estudo permitiu conhecer pontos relevantes que podem influenciar na qualidade da atenção pré-natal de risco habitual realizada pelo enfermeiro a partir da análise das atribuições, recomendações preconizadas pelo MS e desafios enfrentados.
Palavras-chave: Cuidado pré-natal
Enfermagem
Estratégia saúde da família
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/537
Data do documento: 26-Out-2020
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raylla Clarice TCC Final.pdfTCC 3467,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador