PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/532
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Recursos e estratégias na reabilitação vocal de pessoas com doença de Parkinson
Autor(es): Marques, Lana Rafaela Freitas
Borges, Lauryane Pinheiro
Primeiro Orientador: Freitas, Eliane Faleiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Ribas, Tânia Maestrelli
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Christina Guedes de Oliveira
Resumo: A doença de Parkinson (DP) é uma afecção neurodegenerativa, manifestada pelos déficits de movimentos incluindo tremor de repouso, acinesia, rigidez muscular e alterações posturais, bradicinesia, prejuízos no processamento sensorial e cognitivo, principalmente na fala (disfonia e disartria). A fonoaudiologia é a responsável por traçar um plano terapêutico de reabilitação das estruturas vocais que tiveram sua funcionalidade acometida pela DP. Objetivo: Identificar recursos e estratégias na reabilitação vocal de pacientes com Doença de Parkinson, no sentido de auxiliar o trabalho do fonoaudiólogo de modo a adequar a comunicação dessa pessoa. Metodologia: foram realizados levantamentos de artigos publicados no período de 2002 a 2019, no banco de dados do Portal de Periódicos Capes, Google Acadêmico e PubMed. Após os levantamentos e leitura dos artigos, 12 artigos foram selecionados para compor o corpus desse estudo. Resultados: Foram apresentados em forma de quadro e na discussão foi realizada a análise desses dados. Conclusão: A fonoaudiologia atua com a recuperação das alterações vocais, sendo que para isso faz uso de diversas técnicas vocais. Os recursos encontrados neste estudo foram: Efeito Lombard, Lee Silverman, técnica da sobrearticulação, instrumento de sopro, telefonoaudiologia, observação da postura do paciente, Estimulação Cerebral Profunda, grupo terapêutico e Tubo Finlandês. Cabe ao fonoaudiólogo responsável pelo paciente com DP, definir e conduzir o melhor recurso que se adapte e seja acessível ao profissional e ao paciente.
Palavras-chave: Doença de Parkinson
Reabilitação vocal
Fonoaudiologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/532
Data do documento: 7-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RECURSOS E ESTRATÉGIAS NA REABILITAÇÃO VOCAL DE PESSOAS COM DOENÇA DE PARKINSON.pdf220,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador