PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5319
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepção de gestantes soropositivas para o HIV e a transmissão vertical: revisão narrativa
Autor(es): Costa, Ana Karolina Carvalho
Primeiro Orientador: Santos, Paulie Marcelly Ribeiro dos
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Andreia Gontijo da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Assis, Isolina de Lourdes Rios
Resumo: Introdução: A gestação configura uma experiência complexa e singular para a mulher, que passa a ter sentimentos diversos e ambíguos, os quais podem se intensificar diante do diagnóstico positivo para o HIV. Objetivo: Identificar na litеrаturа científica o quе tеm sido publicado sobre а percepção dаs gеstantеs infеctаdаs com HIV no contexto dа transmissão vertical. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura. Utilizou-se como critérios de inclusão para o levantamento de artigos: 1) Artigos publicados no período de 10 anos (2012 a 2022); 2) textos em português e 3) Estudos qualitativos ou mistos. Foram excluídos: 1) Artigos em inglês e espanhol e 2) Dissertações, Teses, Manual do Ministério da Saúde. Foram utilizados os descritores da plataforma Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Gravidez de Alto Risco”; “Transmissão Vertical de Doenças Infecciosas”; “HIV”; e os operadores boleanos “AND”. Resultados: Ao todo foram localizadas 252 publicações, dessas foram incluídas 128 para leitura dos títulos e resumos, por atenderem aos critérios de inclusão e exclusão do estudo, os quais foram incluídos 30 artigos para leitura após leitura dos títulos.Após exclusão de artigos duplicados e que não tinham relação com o tema, resultou-se ao final em oito (n=8) artigos selecionados para análise. Destes, um (n=1) foi publicado na BVS, três (n=03) nos periódicos CAPES e quatro (n=04) na Scielo. Discussão: A discussão foi pautada nos seguintes eixos temáticos: necessidades em saúde pela condição de ser gestante soropositiva e sentimentos relacionados a condição de ser soropositiva e a transmissão vertical. Conclusão: Foi possível perceber ao analisar os resultados que viver com HIV não alterou a percepção do que é ser mãe, pelo contrário, todas consideraram a maternidade uma experiência boa em suas vidas.
Palavras-chave: Gravidez de alto risco
Transmissão vertical de doenças infecciosas
HIV
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5319
Data do documento: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC ANA KAROLINA - finalizado (1) (2).pdf342,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador