PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Econômicas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5316
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Evolução das criptomoedas no cenário mundial no período de 2009 a 2021
Autor(es): Messias, Rodrigo Nunes Silva
Primeiro Orientador: Vieira, Gesmar José
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Valdivino José de
metadata.dc.contributor.referee2: Aguiais, Edilson Gonçalves de
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o crescimento das criptomoedas e seus impactos na economia brasileira e mundial desde o início de sua circulação, além descrever o início de sua criação, o seu desenvolvimento, identificando os principais entraves na regulamentação das criptomoedas no Brasil. Indaga sobre a forma e de que modo as criptomoedas, especialmente o Bitcoin, pode permitir que transações financeiras de diferentes espécies pudessem ser realizadas de maneira mais rápida, sem que a segurança do usuário seja prejudicada. A pesquisa envolveu o tema sobre o crescimento das criptomoedas na realização de transações financeiras por meio de pesquisa bibliográfica em que se situa autores voltados para essa área de conhecimento. Os resultados apontam que as criptomoedas, como é o caso do Bitcoin, assumem as características de uma moeda, o que permite que sejam utilizadas para transações diversas que envolvam o pagamento de produtos e serviços. Todavia, conclui-se que ainda se sabe pouco sobre os riscos associados a essas transações, porém, reconhece-se que elas já têm sido utilizadas tanto para atividades lícitas quanto ilícitas. Nesse sentido, ao longo desta pesquisa, será destacada a importância do investimento por parte do governo na regulamentação da moeda para que ela, de fato, impacte positivamente a economia brasileira.
Palavras-chave: Moeda digital
Criptomoedas
Bitcoin
Regulação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5316
Data do documento: 15-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia II - Aluno Rodrigo Nunes Messias.pdf754,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador