PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Design
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/531
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Design de moda: cultura, comunicação, comportamento e sustentabilidade
Autor(es): Borges, Fernanda Camargo
Primeiro Orientador: Azeredo, Maurício dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Marília Alves
metadata.dc.contributor.referee3: Bueno, Vânia
Resumo: O Trabalho de Conclusão de curso aqui apresentado traz, em primeiro lugar, algumas considerações a respeito da indústria de moda fundamentada em um modo de produção denominado fast fashion, reconhecidamente prejudicial ao meio ambiente e um documento chamado Manifesto Anti fashion de Li Edelkoort, que propõe a condução desse setor de criação e produção por caminhos mais responsáveis sob o ponto de vista da sustentabilidade. Por essa razão são apresentados trabalhos de designers e estilistas brasileiros que atuam nessa áera, com uma postura voltada para a moda como meio de comunicação de cultura e comportamento, empregando meios tradicionais de produção com produtos orgânicos e modo mais artesanal e autoral. A seguir, tomando como referência elementos da cultura material e imaterial da Cidade de Vila Boa de Goiás, a autora propõe uma pequena coleção inicial de vestuário feminino, compatível com os conceitos de sustentabilidade e com o que se define slow fashion.
Abstract: RESUMEN El Documento de Conclusión presentado aquí trae, en primer lugar, algunas consideraciones sobre la industria de la moda basadas en un modo de producción llamado fast fashion,ciertamente perjudicial para el medio ambiente y un documento llamado Manifiesto Anti-Fashion por Li Edelkoort, que propone la conducta de este sector de la creación y la producción por caminos más responsables desde el punto de vista de la sostenibilidad. Por esta razón, se presentan obras de diseñadores y estilistas brasileños que trabajan en esta época, con una postura centrada en la moda como medio de comunicación de la cultura y el comportamiento, empleando medios tradicionales de producción con productos ecológicos y de una manera más artesanal y autora. A continuación, tomando como referencia elementos de referencia de la cultura material e inmaterial de la ciudad de Vila Boa de Goiás, la autora propone una pequeña colección inicial de ropa de mujer, compatible con los conceptos de sostenibilidad y con lo que se define de slow fashion.
Palavras-chave: Moda slow fashion
Moda autoral
Sustentabilidade na moda
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Artes e Arquitetura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/531
Data do documento: 11-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020.1 Fernanda Borges - Moda- Comunicaçao, Cultura e Sustentabilidade.docx.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador