PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5303
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlarcão, Rafael Campos ept_BR
dc.date.accessioned2022-12-19T23:37:41Z-
dc.date.available2022-12-19T23:37:41Z-
dc.date.issued2022-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5303-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDaltonismopt_BR
dc.subjectGlass cockpit-
dc.subjectCertificado médico aeronáutico-
dc.titleAdaptação do painel de controle em função do daltonismopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Humberto Césarpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9471137419666996pt_BR
dc.contributor.referee1Pintaud, Marcos de Freitaspt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6999367497039720pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo discutir sobre a alteração no Glass Cockpit de aeronaves atuantes nas companhias aéreas que atuam no Brasil para pilotos daltônicos, bem como sugerir o uso de lentes corretivas a esses pilotos. Cerca de 5% a 7% da população mundial tem o daltonismo, anomalia genética ou adquirida com problemas de saúde, no qual o indivíduo não consegue distinguir determinadas cores e, por não ter cura, a pessoa portadora de daltonismo precisa aprender a conviver com isso. No caso de pilotos daltônicos, as dificuldades deixam de ser algo da vida pessoal e passam a ser presentes na vida profissional, uma vez que o Glass Cockpit é composto de comandos e informações coloridas, dificultando a visão e consequentemente colocando em questão a qualidade do trabalho. Dessa forma, essa pesquisa é sugere possíveis alterações nos painéis, como a padronização por meio de companhias aéreas, adição de um Colorblind Mode no EFIS ou o fornecimento de lentes corretivas aos pilotos, prevenindo possíveis dificuldades durante o voo ou mesmo atraso de decisões perante essas dificuldades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9471137419666996pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2022 2 Rafael Campos e Alarcao ARTIGO FINAL.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador