Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5303
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Alarcão, Rafael Campos e | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-19T23:37:41Z | - |
dc.date.available | 2022-12-19T23:37:41Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5303 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Daltonismo | pt_BR |
dc.subject | Glass cockpit | - |
dc.subject | Certificado médico aeronáutico | - |
dc.title | Adaptação do painel de controle em função do daltonismo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Machado, Humberto César | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9471137419666996 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pintaud, Marcos de Freitas | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6999367497039720 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo discutir sobre a alteração no Glass Cockpit de aeronaves atuantes nas companhias aéreas que atuam no Brasil para pilotos daltônicos, bem como sugerir o uso de lentes corretivas a esses pilotos. Cerca de 5% a 7% da população mundial tem o daltonismo, anomalia genética ou adquirida com problemas de saúde, no qual o indivíduo não consegue distinguir determinadas cores e, por não ter cura, a pessoa portadora de daltonismo precisa aprender a conviver com isso. No caso de pilotos daltônicos, as dificuldades deixam de ser algo da vida pessoal e passam a ser presentes na vida profissional, uma vez que o Glass Cockpit é composto de comandos e informações coloridas, dificultando a visão e consequentemente colocando em questão a qualidade do trabalho. Dessa forma, essa pesquisa é sugere possíveis alterações nos painéis, como a padronização por meio de companhias aéreas, adição de um Colorblind Mode no EFIS ou o fornecimento de lentes corretivas aos pilotos, prevenindo possíveis dificuldades durante o voo ou mesmo atraso de decisões perante essas dificuldades. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9471137419666996 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Aeronáuticas | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Ciências Aeronáuticas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
2022 2 Rafael Campos e Alarcao ARTIGO FINAL.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador