PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Econômicas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5302
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As exportações brasileiras no período de 2011 a 2020: uma análise sobre a reprimarização
Autor(es): Lopes, Anne Kelly Rocha
Primeiro Orientador: Souza Júnior, Ary José Apolinário de
metadata.dc.contributor.referee1: Leão, Carlos
Resumo: Este estudo tem por objetivo averiguar a existência de um processo de reprimarização da pauta exportadora brasileira, no período de 2011 a 2020. A metodologia utilizada compreende a análise quantitativa e qualitativa dos dados coletados na Secretaria de Comércio Exterior (Secex), no portal Comex Stat, ambos ligados ao Ministério da Economia (ME), bem como na Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), IndexMundi e World Integrated Trade Solution (WITS). O primeiro capítulo apresenta alguns conceitos e teorias aplicadas ao comércio internacional, assim como uma revisão da literatura quanto ao processo de reprimarização. O segundo capítulo compreende a análise de dados da pauta exportadora brasileira segundo fator agregado, intensidade tecnológica e principais mercados de destino, no período de 2011 a 2022. O terceiro capítulo detalha a metodologia utilizada, faz o cálculo do Índice de Herfindahl-Hirschman (IHH) e do Índice de Vantagens Comparativas Reveladas (IVCR) para o período analisado. Por fim, os resultados obtidos sinalizam a existência de um processo de reprimarização da pauta exportadora brasileira, ainda que em fase inicial, devido, sobretudo, ao boom exportador das commodities, às políticas agrícolas brasileiras adotadas, bem como o aumento da demanda chinesa por produtos primários, dado o elevado Índice de Vantagens Comparativas Reveladas (IVCR).
Palavras-chave: Reprimarização
Commodities
Herfindahl-Hirschman
Exportação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONAL::TEORIA DO COMERCIO INTERNACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5302
Data do documento: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONO ANNE KELLY - Versão Final - 19.12.2022.pdf868,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador