Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5299
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rosa, Carlos Eduardo Dias | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-19T23:24:15Z | - |
dc.date.available | 2022-12-19T23:24:15Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5299 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Consciência situacional | pt_BR |
dc.title | Consciência situacional nos cockpits | pt_BR |
dc.title | Situational awareness in cockpits | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Machado, Humberto César | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9471137419666996 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Schlag, Fabricio | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8538827338295434 | pt_BR |
dc.description.resumo | No domínio da aviação, manter um alto nível de consciência da situação é uma das características mais críticas e desafiadoras do trabalho da tripulação, consciência pode ser pensada como um modelo mental do estado atual do ambiente de voo. Esta imagem integrada forma a característica organizadora central a partir da qual todas as tomadas de decisão e ações ocorrem. Com a crescente automação e evolução dos sistemas a bordo das aeronaves modernas existem problemas relacionados ao impacto da automação na consciência situacional dos aviadores e a consequente perda de qualidade das tomadas de decisão no Cockpit. Uma grande parte da tripulação está envolvida no desenvolvimento e manutenção de atualizações em um ambiente em rápida mudança. O artigo mostra os benefícios da automação aos tripulantes como a enorme quantidade de informações disponibilizadas sobre vários aspectos do voo, a diminuição da carga de trabalho no deck de voo, porém aborda os perigos do aviador ao se perder na complacência e diminuir os níveis de vigilância, podendo vir a comprometer a segurança de voo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.creator.Lattes | 9471137419666996 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Aeronáuticas | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Ciências Aeronáuticas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
2022 2 CARLOS EDUARDO DIAS ROSA ARTIGO FINAL.pdf | 885 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador