PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5299
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRosa, Carlos Eduardo Diaspt_BR
dc.date.accessioned2022-12-19T23:24:15Z-
dc.date.available2022-12-19T23:24:15Z-
dc.date.issued2022-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5299-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsciência situacionalpt_BR
dc.titleConsciência situacional nos cockpitspt_BR
dc.titleSituational awareness in cockpits-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Humberto Césarpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9471137419666996pt_BR
dc.contributor.referee1Schlag, Fabriciopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8538827338295434pt_BR
dc.description.resumoNo domínio da aviação, manter um alto nível de consciência da situação é uma das características mais críticas e desafiadoras do trabalho da tripulação, consciência pode ser pensada como um modelo mental do estado atual do ambiente de voo. Esta imagem integrada forma a característica organizadora central a partir da qual todas as tomadas de decisão e ações ocorrem. Com a crescente automação e evolução dos sistemas a bordo das aeronaves modernas existem problemas relacionados ao impacto da automação na consciência situacional dos aviadores e a consequente perda de qualidade das tomadas de decisão no Cockpit. Uma grande parte da tripulação está envolvida no desenvolvimento e manutenção de atualizações em um ambiente em rápida mudança. O artigo mostra os benefícios da automação aos tripulantes como a enorme quantidade de informações disponibilizadas sobre vários aspectos do voo, a diminuição da carga de trabalho no deck de voo, porém aborda os perigos do aviador ao se perder na complacência e diminuir os níveis de vigilância, podendo vir a comprometer a segurança de voo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.creator.Lattes9471137419666996pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2022 2 CARLOS EDUARDO DIAS ROSA ARTIGO FINAL.pdf885 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador