PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5287
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A prática do karatê e o desenvolvimento humano: um relato de experiência
Autor(es): Cruz, Moises Machado da
Primeiro Orientador: Iwamoto, Thiago Camargo
metadata.dc.contributor.referee1: Iwamoto, Thiago Camargo
metadata.dc.contributor.referee2: Veiga, Thales Gilson Nasser da
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Marcelo de Sousa e
Resumo: Resumo- O objetivo desse trabalho é relatar sobre as experiências vivenciadas no karatê durante a fase da infância e adolescência, observando pontos como os impactos nas dimensões físicas, técnicas, psicológicas e sociais. Como metodologia o trabalho é de natureza qualitativa, descritiva e com recorte temporal transversal, utilizando como método um relato de experiência. O karatê é uma arte marcial criado no leste da China e ao sul do Japão, é um estilo de luta onde não se usa nenhum tipo de arma, como facas, espadas, machados, flecha e outros tipos de armas, é usado apenas as mãos. O karatê é forma de estimular as habilidades básicas humanas nas crianças, incentivando no processo de desenvolvimento motor e na promoção da saúde física e mental de crianças e adolescentes. Essa modalidade proporciona grandes oportunidades que nos servem como experiencias e deixam lições para a vida, por possuir metodologias e procedimentos que visam uma progressão específica da modalidade e que contribuem significativamente para a formação do ser humano para o convívio em sociedade.
Abstract: Abstract – The aim of this work is to report on the experiences lived in karatê during childhood and adolescence, observing points such as the impacts on the physical, technical, psychological and social dimensions. As a methodology, the work is of a qualitative, descriptive nature and with a cross-sectional time frame, using an experience report as a method. Karatê is a martial art created in eastern China and southern Japan, it is a fighting style where no type of weapon is used, such as knives, swords, axes, arrows and other types of weapons, only the hands are used. . Karatê is a way to stimulate basic human skills in children, encouraging the process of motor development and promoting the physical and mental health of children and adolescents. This modality provides great opportunities that serve us as experiences and leave lessons for life, as it has methodologies and procedures that aim at a specific progression of the modality and that contribute significantly to the formation of human beings to live in society.
Palavras-chave: Karatê
Exercício físico
Crianças
Adolescentes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5287
Data do documento: 16-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - Moises Machado da Cruz.pdf560,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador