PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5277
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Índice de lesões e sintomas osteomusculares em atletas profissionais de voleibol masculino
Autor(es): Magalhães, Barbara Chiodini Barbosa
Primeiro Orientador: Ferraz, Cristiane Leal de Morais e Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Fantinati, Adriana Márcia Monteiro
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Lucilius Martins de
Resumo: Objetivo: Avaliar o índice de lesões musculoesqueléticas e sintomas osteomusculares em atletas profissionais de voleibol masculino, correlacionando aos dados sociodemográficos e a posição efetiva do atleta em quadra. Método: Estudo observacional, quantitativo e analítico com 17 atletas profissionais de voleibol masculino, integrantes de equipes distintas. Foi aplicado um questionário estruturado contendo 6 questões sociodemográficas e os questionários IMR (Inquérito de morbidade referida) e QNSO (Nordic Musculoskeletal Questionnaire). Foi utilizada uma análise descritiva e analítica dos dados, com nível de significância igual a p<0,05. Resultados: Verificou-se elevada prevalência de lesões, sendo as mais recorrentes os entorses (21,6%) e as dores crônicas inespecíficas (13,5%). As regiões mais afetadas foram os tornozelos (27,0%) e joelhos (21,6%). No que tange aos sintomas dolorosos, verificou-se uma prevalência de acometimentos na região de joelhos (70,6%), seguida de ombros com (64,7%) e punhos/mãos (52,9%). A correlação entre a posição efetiva do atleta com o QNSO, tem ligação com o relato de dor em regiões anatômicas específicas. Conclusão: Houve elevada prevalência de lesões osteomusculares e sintomas de dor. As lesões mais encontradas foram torções e dor crônica inespecífica, sendo os locais anatômicos mais afetados, os tornozelos e joelhos. As regiões com maior prevalência de sintomas osteomusculares de acordo com a posição efetiva do atleta em quadra foram joelho e quadril.
Palavras-chave: Dor
Fisioterapia
Lesões
Voleibol
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5277
Data do documento: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC 2 Bárbara Chiodini.pdf607,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador