PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5268
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Interações medicamentosas na farmacoterapia combinada entre osteoporose e doenças cardiovasculares
Autor(es): Reis, Isabella Franca dos
Nogueira, Lyandra Yuri Katsuyama
Primeiro Orientador: Silva, Vinicius Barreto da
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Suzana Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Bastos, Gabriela Cunha Fialho Cantarelli
Resumo: O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que provoca mudanças econômicas e sociais importantes. Com a inversão da pirâmide etária, houve aumento da prevalência das Doenças Crônicas Não Transmissíveis que inclui as Doenças Cardiovasculares e a Osteoporose. O tratamento dessas inclui o uso de medicamentos a longo prazo, o que faz com que seguir medidas de uso racional de fármacos evite novas problemáticas como as originadas de interações medicamentosas produzida pela administração conjunta ou anterior de um ou mais fármacos. Este estudo tem como objetivo descrever o potencial de interações medicamentosas do tipo fármaco-fármaco das classes terapêuticas mais utilizadas no tratamento da Osteoporose e das Doenças Cardiovasculares mais prevalentes. Foi realizada a seleção dos fármacos através das Diretrizes Brasileiras específicas e em seguida a triagem do potencial de interações medicamentosas pelo repositório de informações farmacológicas Drugs.com. Foram encontradas 49 interações medicamentosas as quais foram divididas em grupos de acordo com a repercussão clínica no organismo. O carbonato de cálcio participa de interações que resultam em hipercalcemia, diminuição da eficácia e diminuição da concentração sérica dos fármacos que interagem. Em nível cardiovascular a digoxina aparece em interação com o carbonato de cálcio e a teriparatida. A varfarina tem efeitos no sistema hematológico em associação com raloxifeno e estradiol. Sob outra perspectiva, o estradiol sofre aumento da concentração quando em uso combinado com diltiazem ou atorvastatina. Assim as interações medicamentosas fármaco-fármaco se mostraram presentes por diversos mecanismos e com repercussões clínicas variadas em intensidade e sistemas orgânicos afetados.
Palavras-chave: Interações medicamentosas
Doenças cardiovasculares
Osteoporose
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::FARMACOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5268
Data do documento: 21-Out-2022
Aparece nas coleções:TCC Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RAG_IM_2022.pdf152,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador