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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5261
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Elesbão, Marcela Horanna da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-19T18:16:14Z | - |
dc.date.available | 2022-12-19T18:16:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5261 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | O processo educacional e a aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | A educação e a inclusão | pt_BR |
dc.subject | A inclusão educacional de surdos | pt_BR |
dc.title | A Inclusão e educação para portadores de deficiência auditivo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Antônio Evaldo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1923104710342715 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Naicron Alvarenga da | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0432211332393554 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente de cunho bibliográfico, apresenta uma reflexão sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular, com o objetivo de analisar a política de inclusão e os seus reflexos nos processos de socialização e de aprendizagem dos alunos com necessidades especiais, observando sistematicamente o interesse e o comportamento dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, decorrentes das suas necessidades educacionais especiais em audição, no cotidiano da sala de aula. Através da realização do trabalho que se pautou em pesquisa bibliográfica, foi possível alcançar os objetivos propostos de analisar a política de inclusão e os seus reflexos nos processos de socialização e de aprendizagem de alunos com necessidades especiais, observando sistematicamente o interesse e o comportamento dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, decorrentes das suas necessidades educacionais especiais. A legislação e os textos pesquisados para a elaboração desse trabalho sobre educação inclusiva deixam bem claro que renovação pedagógica exige, em primeiro lugar, que a sociedade e a escola adaptem-se ao aluno com necessidades especiais, e não o contrário. Em segundo, que o professor, que é considerado o agente determinante da transformação da escola, deve ser preparado adequadamente para gerenciar o acesso às informações e conhecimentos por parte dos alunos. Percebeu-se, pelos estudos realizados, que nem todos os professores estão preparados para a educação inclusiva, e isso pode ocasiona resistências de alguns às inovações educacionais, como a inclusão, ao considerarem que a proposta de uma educação para todos é válida, porém impossível de ser concretizada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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AE Monografia Marcela Horanna da Silva Elesbão.pdf | 312,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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