PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5257
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fatores associados ao aleitamento materno e ao desenvolvimento da criança
Autor(es): Pereira, Elder Lima
Primeiro Orientador: Coelho, Maria Alice
metadata.dc.contributor.referee1: Tolêdo, Silvia Rosa de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Andreia Gontijo da Silva
Resumo: Introdução: O aleitamento materno é a forma mais eficaz para atender as necessidades nutricionais, imunológicas, psicológicas para o desenvolvimento de uma criança no seu primeiro ano de vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o aleitamento materno exclusivo que é o leite materno sem outro alimento ou bebida é recomendado até os 6 meses de idade, sendo necessário complementar com a introdução de outros alimentos até os 2 anos de vida. Para uma boa amamentação, a preparação formal da gestante deve começar no pré-natal, continuar no nascimento e pós-parto, devendo esta ser mantida na unidade básica de saúde, onde deverá ser trabalhado sua autoconfiança, oferecendo material educativo de fácil compreensão, orientando sobre a disponibilidade de apoio ao aleitamento materno no serviço de saúde e oferecendo sugestões e não ordens. Ante ao exposto, torna-se importante compreender o papel do enfermeiro no aleitamento materno, principalmente no desmame precoce, na falta de conhecimento e nos mitos e crenças que rodeiam as puérperas. Objetivo: Analisar a prática de aleitamento materno e sua influência na saúde da mãe e do recém-nascido. Metodologia: o estudo é uma revisão da literatura que utiliza de maneira simplificada as etapas de uma revisão integrativa. Resultados: Os resultados mostraram a influência de fatores culturais, biológicos e assistenciais como influenciadores para a interrupção da amamentação exclusiva. Assim como uma série de fatores que o aleitamento materno traz que se mostram benéficos tanto para mãe quanto para o recém-nascido, e a importância do enfermeiro que tem como função na promoção da saúde da mãe e do recém-nascido, visando a educação continuada, fornecendo informações coerentes e convincentes para a mãe com a implantação de métodos educativos e informativos mais eficientes que estimulem o aleitamento materno exclusivo. Conclusão: Foi possível por meio do estudo analisar a prática do aleitamento materno como um fator essencial para o crescimento e desenvolvimento do bebê quanto para saúde materna, especificamente nos primeiros seis meses, onde auxilia na relação afetiva entre mãe e filho, onde traz uma sensação de segurança para o bebê e de autoconfiança para mãe, que é um fator primordial no processo imunológico e psicológico deles.
Palavras-chave: Aleitamento materno
Modelo de crenças de saúde
Enfermagem
Promoção da saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5257
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
FATORES ASSOCIADOS AO ALEITAMENTO MATERNO E AO DESENVOLVIMENTO DA CRIANCA.pdf499,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador