PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5256
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Papel do enfermeiro na promoção da saúde do trabalhador
Autor(es): Vale, Fernanda Assis Do
Primeiro Orientador: Coelho, Maria Alice
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Jamilly Conceição Brito
metadata.dc.contributor.referee2: Tolêdo, Silvia Rosa de Souza
Resumo: Introdução: O trabalho pode ser considerado como meio organizador da vida social e fator determinante das condições de vida e saúde das pessoas. A Saúde do Trabalhador é o campo da Saúde Pública que tem como objeto de estudo e intervenção as relações produção-consumo e o processo saúde-doença das pessoas e, em particular, dos (as) trabalhadores (as). Dentre os profissionais que desenvolvem as ações no âmbito da saúde do trabalhador, tem-se os enfermeiros que, visando prestar cuidado integral e a produção da saúde, possui atuação caracterizada por diversas ações que englobam a gerência, a promoção, proteção e assistência à saúde do trabalhador. Conforme as estimativas conjuntas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) as lesões e doenças relacionadas ao trabalho provocaram, em 2016, no mundo, a morte de 1,9 milhões de pessoas. Nesta perspectiva, esta pesquisa busca compreender quais ações do profissional de enfermagem podem promover a saúde do trabalhador e dar visibilidade ao papel do enfermeiro que atua nesta área. Objetivo: Analisar a atuação do enfermeiro na promoção da saúde do trabalhador. Metodologia: o estudo é uma revisão da literatura que utiliza de maneira simplificada as etapas de uma revisão integrativa. Resultados: O enfermeiro do trabalho tem como funções na promoção da saúde do trabalhador atividades relacionadas a gestão dos serviços, assistência, promoção da saúde, prevenção de acidentes e educação em saúde. Quanto as atividades e atribuições desempenhadas pelo enfermeiro do trabalho destacaram-se: o papel de liderança, assistência aos que sofreram acidente, notificação dos acidentes, adequação do ambiente de trabalho, planejamento e fornecimento de EPIs, promoção de campanhas de imunização, capacitação dos trabalhadores e avaliação de riscos ocupacionais. No que se refere a capacidade das ações do enfermeiro do trabalho de prevenir agravos a saúde do trabalhador, o estudo apontou a efetividade dessas ações para o alcance desse objetivo. Conclusão: Foi possível por meio do estudo analisar a atuação do enfermeiro na promoção da saúde do trabalhador.
Palavras-chave: Enfermagem
Promoção da saúde
Saúde do trabalhador
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5256
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PAPEL DO ENFERMEIRO NA PROMOCAO DA SAUDE DO TRABALHADOR.pdf663,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador