PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5254
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A atuação do profissional de enfermagem na área de urgência e emergência: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Santos, Estefany Prospero de Souza dos
Primeiro Orientador: Coelho, Maria Alice
metadata.dc.contributor.referee1: Faria, Leila Márcia Pereira de
metadata.dc.contributor.referee2: Primo, Mariusa Gomes Borges
Resumo: Dentre as diversas áreas de atuação do enfermeiro, tem-se a urgência e emergência. Define-se urgência como uma ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial à vida, em que o portador necessita de assistência médica imediata, já a emergência trata-se de uma constatação médica em que há condições de agravo à saúde que desencadeie sofrimento intenso ou risco iminente de morte, o que exige tratamento médico imediato. O interesse em estudar esse tema pauta-se na necessidade de se dirigir um novo olhar sobre as funções e atuação do enfermeiro nos serviços de urgência e emergência. Objetivo: Compreender a atuação do enfermeiro na área de urgência e emergência. Método: O presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica, que é um método de pesquisa que tem por finalidade reunir e sintetizar resultados de outras pesquisas. Resultados e Discussão: As atribuições se pautaram basicamente em atividades como burocracias, suporte ventilatório, realização de exames, garantia de acesso venoso, administração de medicamentos, monitorização contínua do usuário. Quanto ao conhecimento e habilidade técnica o estudo apontou que houve destaque para especialização na área, atenção a procedimentos, fluxograma de triagem, análise de ECG e reconhecimento dos sinais e sintomas clínicos. No que se refere o preparo emocional ficou evidenciado que fatores como escassez de recursos materiais, sobrecarga e elevada demanda de trabalho, escassez de recursos humanos, superlotação, conflitos entre a equipe de trabalho, conflitos com pacientes e familiares e contato com a morte interferem negativamente no mental e emocional dos trabalhadores dessa área. Conclusão: Dessa forma, conclui-se que o enfermeiro, na área de urgência e emergência, é um profissional que esta presente em diversos locais de atuação, sendo de extrema importância para o funcionamento do serviço. Ele deve estar capacitado e apto para contornar problemas e sugerir soluções.
Palavras-chave: Urgência e emergência
Preparo emocional
Atribuições
Enfermagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5254
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador