PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5253
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Infecção pelo papilomavírus humano: uma revisão da literatura
Autor(es): Farias, Daniela Ruskaya Pereira de
Primeiro Orientador: Coelho, Maria Alice
metadata.dc.contributor.referee1: Zatta, Laidilce Teles
metadata.dc.contributor.referee2: Dias, Jamilly Conceição Brito
Resumo: Introdução: O Instituto Nacional do Câncer (INCA) descreve o Papiloma Vírus Humano (HPV) como um vírus capaz de infectar a pele ou mucosas. Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV, sendo que cerca de 40 tipos podem infectar o trato ano-genital. O HPV é sexualmente transmissível, mas o sexo com penetração não é necessário para transmissão, o contato genital, pele a pele, é um modo de transmissão reconhecido (OPAS, 2022). Objetivos: Identificar as intervenções utilizadas pela equipe de saúde na prevenção e no tratamento das infecções decorrentes do Papilomavírus Humano. Método: Trata-se de uma revisão da literatura onde foi utilizado de forma simplificada as etapas da resisão integrativa. Realizado em seis etapas: Definição do tema e busca de dados; critérios de inclusão e exclusão: Artigos em portuques, inglês, espanhol e que foram publicados nos últimos dez anos (2012-2022); identificação dos estudos pré-selecionados e selecionados; categorização dos estudos selecionados; análise e interpretação dos resultados e por fim a apresentação da revisão/síntese dos conhecimentos. Resultados e Discussão: Foram selecionados oito artigos que atenderam aos critérios de elegibilidade do estudo. Os tipos de Papilomavírus Humano que mais frequentemente causam câncer de colo de útero são os tipos 16 e 18. Já os tipos 6 e 11, são os tipos benignos, causador do condiloma acuminado. A maior frequência de infecção ocorre em mulheres com idade inferior a 25 anos, provavelmente porque mulheres com idades acima de 25 anos tenham a maior probabilidade de abrigarem infecções de HPV de baixo risco do que mulheres com idades superiores a 25 anos. Dos métodos mais ultilizados para prevenção, o preservativo é o que mais recebe destaque durante o estudo. A educação em saúde é caracterizada como um processo comprincípios críticos e reflexivos e etodologia baseada em diálogo, especialmente, nas questõesdegestão da saúde. Assim, a educação em saúde pode auxiliar na compreensão das causas dosproblemas de saúde da comunidade, bem como na busca de soluções para os mesmos. Portanto esta é a ferramenta do enfermeiro da atenção primária para promover a prevenção e o controle do HPV. Conclusão: As medidas de controle e prevenção contra o HPV como, o uso de preservativos, imunização por meio de vacinas, realização de exame Papanicolau conforme rotina de prevenção e a educação em saúde, que é visto como um método para reforçar todos os anteriores.
Palavras-chave: Enfermagem
Infecção por HPV
Educação em saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5253
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
INFECCAO PELO PAPILOMAVIRUS HUMANO-UMA REVISAO DA LITERATURA.pdf828,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador