PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5246
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise cienciométrica sobre educação e sustentabilidade ambiental
Título(s) alternativo(s): EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: Cienciometria
Autor(es): Pimenta, Vitor Souza Macarini
Primeiro Orientador: Rodrigues, Flávia Melo
metadata.dc.contributor.referee1: Rubin, Julio Cezar Rubin de
metadata.dc.contributor.referee2: Barberi, Maira
Resumo: Educação ambiental é conceituada como uma orientação, cujo objetivo seria para solução dos problemas do meio de forma ativa, seja individual ou coletivo. A sustentabilidade ambiental por outro lado, é determinado como um desenvolvimento que evita prejudicar os recursos das futuras gerações. Por meio da cienciometria, é possível quantificar e investigar a produção científica de variados temas incluindo educação e sustentabilidade ambiental. Portanto, o objetivo deste trabalho foi caracterizar e quantificar a produção científica sobre educação e sustentabilidade ambiental de estudos indexados na base de dados bibliográfica Scopus. O Scopus foi utilizado como base de dados graças a sua abrangência no quesito quantitativo e qualitativo das revistas publicadas, feito em seguida a leitura dessas fontes científicas para selecionar posteriormente aqueles próximos ou diretos com a temática do trabalho. Por último, os dados foram organizados em planilhas e analisados por meio de estatística descritiva. Os artigos selecionados (n = 204) com maior acréscimo foi a partir do ano de 2010 e baixo acréscimo entre 1998 e 2009. Os artigos originais apresentaram a maior frequência (71,6%) dentre os trabalhos pesquisados. Os Estados Unidos, Austrália e Brasil são os três países com maior número de publicações (40, 24, 24, respectivamente). Os periódicos Sustainability Switzerland (n = 14), Austrailian Journal of Environmental Education (n = 10) e Environmental Education Research (n = 9) são os que se destacaram. Dentre as instituições de educação, as de Lisboa, de São Paulo e a Deakin publicaram 5, 4 e 4 publicações. A área de conhecimento com o maior quantitativo em publicações foi as Ciências Sociais (n = 137). A investigação de impactos ambientais no turismo foi o objetivo do trabalho com maior número de citações (n = 285). Portanto, o desenvolvimento sustentável é importante para a conscientização da sociedade se aliar com a natureza, evitando gastos extremos dos recursos às futuras gerações humanas.
Abstract: to solve the problems of the environment in an active way, whether individual or collective. Environment sustainability, on the other hand, is defined as a development that avoids harming the resources of future generations. Through scienciometrics, it is possible to quantify and investigate the scientific production of various topics, including education and environmental sustainability. Therefore, the objective of this work was to characterize and to quantify the scientific production on education and environmental sustainability of studies indexed on the Scopus bibliographic database. Scopus was used as database thanks to its comprehensiveness in the quantative and qualitative aspects of the published journals, followed by the reading of these scientific sources to later select those who are close or direct with the theme of the work. Finally, the data were organized in spreadsheets and analyzed using descriptive statistics. The selected articles (n = 204) with the highest increase was from the year of 2010 and and low increase between 1998 and 2009. The original articles representes the highest frequency (71,6%) among the researched works. The United States, Australia and Brasil are the three countries with the highest number of publications (40, 24 and 24, respectively). The journals Sustainability Switzerland (n = 14), Austrailian Journal of Environmental Education (n = 10) and Environmental Education Research (n = 9) stand out. Among the educational institutions, those in Lisbon, São Paulo and Deakin published 5, 4 and 4 publications. The area of knowledge with the highest number on publications was the Social Sciences (n = 137). The investigation of environmental impacts on tourism was the objective of the work with the highest number of citations (n = 285). However, the sustainable development is importante for the awareness of society to ally with the nature, avoiding extreme spending of resources to future human generations.
Palavras-chave: Conservação
Meio ambiente
Produção científica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5246
Data do documento: 30-Nov-2022
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Final VITOR.pdf668,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador