PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cuidado integral à criança na atenção primária à saúde com enfoque para atuação do enfermeiro revisão integrativa
Autor(es): Monteiro, Giovanna Costa
Primeiro Orientador: Tolêdo, Silvia Rosa de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Andreia Gontijo da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Leite, Vanusa Claudete Anastácio Usier
Resumo: GIOVANNA C.M. Cuidado integral à criança na atenção primária à saúde com enfoque para atuação do enfermeiro: revisão integrativa. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Enfermagem da Escola de Ciências Sociais e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Goiânia – Goiás, 2022. Introdução. O Sistema Único de Saúde (SUS) compõe-se das ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde, realizados pelos entes federados, de forma direta ou indireta, mediante a participação complementar da iniciativa privada, de forma regionalizada e hierarquizada. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) contempla crianças e adolescentes até a idade de 15 (quinze) anos, com flexibilidade quanto ao limite etário, passível de alteração de acordo com as normas e rotinas do estabelecimento de saúde responsável pelo atendimento (BRASIL, 2015; 2017). A Atenção Primária à Saúde (APS) tem papel fundamental para a saúde da criança, por constituir-se na principal porta de acesso dos usuários ao SUS e agrega atributos como a longitudinalidade, integralidade e coordenação do cuidado em saúde, sendo ordenadora dos fluxos de atendimento e articuladora dos diferentes pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde (RAS) (BRASIL, 2017; 2020a; STARFIELD, 2002). Objetivo. Descrever o cuidado integral à criança realizado na Atenção Primária à Saúde e as conexões com a atuação do profissional enfermeiro, à luz das produções científicas sobre o tema. Metodologia. Revisão integrativa da literatura, caracterizada como método que proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática. Fundamentado em seis fases que incluem: 1) Elaboração da pergunta norteadora; 2) Busca ou amostragem na literatura; 3) Coleta de dados; 4) Análise crítica dos estudos incluídos; 5) Discussão dos resultados; 6) Apresentação da revisão integrativa. Resultados e Discussões. Realizou-se duas buscas nas bases de dados LILACS, BDENF, PubMed/MEDLINE, em agosto de 2022 que resultaram em um total de 21 artigos. Os descritores de Ciências da Saúde (DeCs) foram articulados pelo operador booleano AND. Após aplicação dos filtros e critérios de inclusão, incluíram-se 05 artigos, disponíveis em idioma inglês e português. As produções nacionais e internacionais abrangeram 02 revisões integrativas; 01 estudo transversal; 01 pesquisa quantitativa; 01 estudo qualitativo. Destacaram-se a adesão das mães às consultas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento (CD) da criança; as dificuldades enfrentadas pelo enfermeiro na Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI); perspectiva dos cirurgiões-dentistas no acompanhamento do CD, no contexto da Estratégia Saúde da Família; utilização da Caderneta de Saúde da Criança (CSC) pelos profissionais de saúde; Atenção à Saúde da Criança em Unidades de Saúde da Família. Conclusão. Concluiu-se que o enfermeiro tem papel fundamental, enquanto membro da equipe de saúde, no desenvolvimento de estratégias direcionadas para o fortalecimento das ações preconizadas pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança. Ficou notório que a Atenção Primária à Saúde se constitui como lócus essencial para o alcance de resultados mais robustos nessa área de cuidado.
Abstract: Introduction. The Unified Health System (SUS) is composed of actions and services for health promotion, protection and recovery, carried out by federated entities, directly or indirectly, through the complementary participation of the private sector, in a regionalized and hierarchical way. The National Policy for Integral Attention to Children's Health (PNAISC) covers children and adolescents up to the age of 15 (fifteen) years, with flexibility regarding the age limit, subject to change according to the rules and routines of the health establishment responsible for the service (BRAZIL, 2015; 2017). Primary Health Care (PHC) has a fundamental role for children's health, as it constitutes the main access door for users to the SUS and adds attributes such as longitudinality, comprehensiveness and coordination of health care, being the organizer of the flows of health care. service and articulator of the different points of attention of the Health Care Network (RAS) (BRASIL, 2017; 2020a; STARFIELD, 2002). Objective. To describe the comprehensive care for children carried out in Primary Health Care and the connections with the work of the professional nurse, in the light of scientific productions on the subject. Methodology. Integrative literature review, characterized as a method that provides the synthesis of knowledge and the incorporation of the applicability of results of significant studies in practice. Based on six phases that include: 1) Elaboration of the guiding question; 2) Search or sampling in the literature; 3) Data collection; 4) Critical analysis of included studies; 5) Discussion of results; 6) Presentation of the integrative review. Results and discussions. Two searches were carried out in the LILACS, BDENF, PubMed/MEDLINE databases, in August 2022, which resulted in a total of 21 articles. The Health Sciences descriptors (DeCs) were articulated by the Boolean operator AND. After applying the filters and inclusion criteria, 05 articles were included, available in English and Portuguese. National and international productions covered 02 integrative reviews; 01 cross-sectional study; 01 quantitative research; 01 qualitative study. The mothers' adherence to consultations to monitor the child's growth and development (DC) stood out; the difficulties faced by nurses in the Integrated Care of Childhood Illnesses (IMCI); perspective of dentists in monitoring the CD, in the context of the Family Health Strategy; use of the Child Health Handbook (CSC) by health professionals; Child Health Care in Family Health Units. Conclusion. It was concluded that the nurse has a fundamental role, as a member of the health team, in the development of strategies aimed at strengthening the actions advocated by the National Policy for Integral Attention to Children's Health. It became clear that Primary Health Care is an essential locus for achieving more robust results in this area of care.
Palavras-chave: Enfermeiro
Nurse
Atenção primária à saúde
Saúde da criança
Cuidado integral
Crescimento e desenvolvimento
Primary health care
Child health
Comprehensive care
Growth and development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5221
Data do documento: 13-Dez-2022
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