PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Arquitetura e Urbanismo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5199
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Colégio de Aplicação PUC - Goiás
Autor(es): Leite, Thaynah de Fatima Fernandes
Primeiro Orientador: Moraes, Adriana de Oliveira Bernardi
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Carlos Roberto da
metadata.dc.contributor.referee2: Ogawa, Wanderson Leão Afonso
metadata.dc.contributor.referee3: Cheregati, Jesus Henrique
Resumo: O presente trabalho de Conclusão de Curso em arquitetura e urbanismo aborda a temática educação e cultura. A educação fórmula o caráter moral e ético, transformando qualquer situação, elevando não apenas o desenvolvimento intelectual mais construindo caráter social, voltado para lado mais humano das relações, trabalhando a cultura, o lazer, as relações políticas e econômica da sociedade ao qual o indivíduo está inserido, sem educação é como viver com um tampão sobre os olhos, é como viver mundo sem luz e sem forma e sem cor. Nesse sentido, a educação coincide com os conceitos socialização e endocultura, mas não se limitando a elas. Prática Educacional Formal - que acontece nos espaços escolares, desde a educação infantil até a graduação - ocorre de forma intencional e com objetivos específicos, como no caso das escolas. A cultura é parte essencial da formação de alunos como seres humanos conscientes e críticos. A justificativa do presente trabalho é criar um colégio aplicação para PUC-GOIÁS que visa contribuir para o desenvolvimento técnico na prática docente, além de viabilizar a realização do exercício das atividades, através do estimulo à pesquisa científica para a formação de novos professores por meio da experimentação, demonstração e prática ou aplicação de atualização renovação pedagógica e capacidade de resposta aos desafios da sociedade moderna. O Tema abordado: colégio de aplicação, que é um tipo de escola/instituição de ensino fundamental e/ou médio, mantido e gerido pelas instituições ensino superior há uma universidade, com o objetivo de aplicar as práticas de ensino que desenvolveu. Por ser filiada à universidade, o colégio de aplicação serve como campo de experimentação para inovação do ensino na gestão escolar desempenhando um papel fundamental como elo de ligação entre a universidade e as redes de ensino Infantil, fundamental I e II e médio, tanto do ponto de vista da formação de professores como na elaboração de propostas de inovação pedagógica e outras experiências que possam servir de referência, principalmente no sistema público de ensino e na arquitetura escolar com o objetivo: ser um colégio que pensa no desenvolvimento do professores e na qualidade do ensino dos alunos, sendo de fácil acesso, próximo as áreas do campos I da PUC -Goiás. O colégio possui: 4 pavimentos, estacionamento subterrâneo, na planta térrea conta com a creche, além de contar com uma Mediateca de 4 pavimentos; Ginásio Poliesportivo; Auditório; Praça, Playground e Horta comunitária. Seguindo a leis e diretrizes, da Legislação Nacional Brasileira com o foco na acessibilidade, pensando na inclusão social.
Abstract: This work Completion of Course in architecture and urbanism addresses the theme education and culture. Education formulates moral and ethical character, transforming any situation, raising not only the intellectual development more building social character, focused on the more human side of relationships, working on culture, leisure, political and economic relations of the society to which the individual is inserted, without education it's like living with a tampon over your eyes, it's how to live in a world without light, without form and without color. In this sense, education coincides with the concepts of socialization and endoculture, but not limited to them. Practice Formal Educational - which takes place in school spaces, from early childhood education until graduation - occurs intentionally and with specific objectives, as in the case of schools. Culture is an essential part of training students as human beings. conscious and critical humans. The justification of this work is to create a college application for PUC-GOIÁS that aims to contribute to the technical development in teaching practice, in addition to enabling the carrying out of activities, through the encourage scientific research for the training of new teachers through experimentation, demonstration and practice or renewal update application pedagogical and responsiveness to the challenges of modern society. The theme approached: college of application, which is a type of school/educational institution primary and/or secondary, maintained and managed by higher education institutions for a university, with the aim of applying the teaching practices he developed. for being affiliated with the university, the college of application serves as a field of experimentation for teaching innovation in school management playing a key role as a link between the university and the Early Childhood, Elementary I and II and medium, both from the point of view of teacher training and in the elaboration of proposals for pedagogical innovation and other experiences that may serve as reference, mainly in the public education system and in school architecture with the objective: to be a school that thinks about the development of teachers and the quality of teaching for students, with easy access, close to the areas of fields I from PUC-Goiás.
Palavras-chave: Educação
Cultura
Colégio de Aplicação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5199
Data do documento: 6-Jan-2022
Aparece nas coleções:TCC Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
COLÉGIO DE APLICAÇÃO PUC -GOIÁS ACADÊMICA THAYNAH DE FÁTIMA FERNANDES LEITE - TCC II (1).pdf155,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador