PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O atendimento de enfermagem no pré-natal como meio de prevenção da rubéola congênita: revisão narrativa
Autor(es): Araújo, Bianca Soares de
Primeiro Orientador: Carmo Filho, José Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Teixeira, Adalgisa Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Adrielle Cristina Silva
Resumo: Introdução: O fato de a gestante não realizar consulta de pré-natal aumenta em até 97% as chances de anomalias congênitas, como a Síndrome da Rubéola Congênita, decorrente da rubéola, que consiste em preocupação e problema de saúde pública, pois provoca morte fetal ou anomalias congênitas. Objetivo: Elaborar uma síntese de estudos que abordam assistência de enfermagem no pré-natal e que contribuem para a prevenção da rubéola congênita. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura. Resultados: Os estudos levantados foram divididos em dois subtemas: 7 artigos (70%) versaram sobre a prevalência da rubéola congênita, e 3 artigos (30%) sobre a prevenção dessa síndrome por meio da assistência de enfermagem. Discussão: A rubéola é uma doença que ocorre em surtos e, se não houver cobertura acima de 94%, há probabilidade de confirmação dessa problemática, posto que a cobertura vacinal está em 49%. Diante disso, algumas intervenções possíveis, por meio da assistência de enfermagem, são: implementação da vacina contra a rubéola em mulheres grávidas e puérperas; planejamento familiar; triagem sorológica de rubéola em mulheres; e orientação sobre a importância da vacinação. Considerações finais: Os estudos analisados apontam para um cenário de incertezas, em razão da baixa cobertura vacinal no Brasil e pelo aumento de indivíduos suscetíveis. Como profissional também responsável pela imunização da população, o enfermeiro pode atuar na busca ativa de mulheres em idade fértil, puérperas, e de casais que planejam ter filhos, de modo a acompanhar, orientar e incentivar a vacinação contra essa doença.
Abstract: Introduction: The fact that pregnant women do not have a prenatal consultation increases the chance of congenital anomalies by 97%, such as Congenital Rubella Syndrome, resulting from rubella, and is the main concern and public health problem, causing abortion, death fetus, or congenital anomalies. Objective: Elaborate the synthesis of studies that address nursing care in prenatal care that contributed to the prevention of congenital rubella. Methodology: This is a narrative review of the literature. Results: The studies were divided into two subthemes, in which 7 articles (70%) are about the prevalence of congenital rubella and 3 articles (30%) about the prevention of congenital rubella syndrome through nursing care. Discussion: Rubella is a disease that occurs in outbreaks, which if coverage is not above 94%, can confirm this point of view. Since, vaccination coverage is at 49%. Some possible interventions to be carried out through nursing care are: implementation of the rubella vaccine in puerperal and pregnant women; family planning; subject all women to rubella serological screening; and guidance on the importance of vaccination. Final considerations: The analyzed studies point to a scenario of uncertainties due to the low vaccination coverage in Brazil, due to the increase in susceptible individuals. As a professional also responsible for the immunization of the population, the nurse can act in the active search of women of childbearing age, puerperal women, couples planning to have children, for monitoring, guidance and encouragement of vaccination against rubella. KEYWORDS: Nursing; Prenatal care; Prevention; Congenital Rubella Syndrome.
Palavras-chave: Enfermagem
Pré-natal
Prevenção
Síndrome da rubéola congênita
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PEDIATRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5172
Data do documento: 13-Dez-2022
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