PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5138
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância do treinamento de pilotos da aviação particular no Brasil para a tomada de decisão
Título(s) alternativo(s): The importance of private aviation pilot training in Brazil for decision making
Autor(es): Machado, Moisés Fellype Ferreira
Primeiro Orientador: Silva, Tammyse Araújo da
metadata.dc.contributor.referee1: Bechepeche, Anna Paula
metadata.dc.contributor.referee2: Xavier, William de Carvalho
Resumo: A adequada e assertiva tomada de decisão por pilotos na aviação é fator essencial para a segurança de voo e pode evitar a ocorrência de acidentes, incidentes graves e incidentes. Por este motivo, é imprescindível que o piloto seja capacitado para enfrentar situações adversas, o que é possível com treinamentos eficientes. A partir dessa perspectiva, tem-se como objetivo deste estudo propor uma reflexão sobre o treinamento de pilotos e sua interface com o processo de tomada de decisão que tanto afeta os tripulantes da aviação particular no Brasil. Para o desenvolvimento do estudo, optou-se, como método de pesquisa, pela abordagem qualitativa de natureza básica e objetivo descritivo, utilizando procedimentos bibliográfico e documental. A partir do método adotado, demonstrou-se a importância do treinamento para as profissões em geral com vistas ao desenvolvimento de suas habilidades, sejam elas técnicas ou não técnicas, para que executem suas funções de forma mais produtiva e segura. Ademais, o treinamento também oferece interface com o processo de tomada de decisão, sobretudo aquele relacionado à experiência e ao conhecimento. Tais considerações são também afetas à aviação, haja vista a importância, em especial, da tomada de decisão (habilidade não técnica treinada durante a formação inicial ou continuada de pilotos) no dia a dia dos pilotos, especialmente na aviação particular. Neste sentido, analisando os dados do Painel SIPAER entre 2012 e 5 de novembro de 2022, verificou-se o registro de 5.691 ocorrências aeronáuticas no Brasil, das quais 1.780 aconteceram com aeronaves do segmento particular, representando 31,2% do total. Constatou-se, ainda, que dois importantes fatores associados à tomada de decisão estavam presentes em 327 ocorrências: o deficiente julgamento (o mais expressivo, com 217 presenças) e o processo decisório (110 ocorrências). Diante dos sinistros verificados e seus fatores contribuintes, conclui-se que o deficiente julgamento e o processo decisório dimensionados nestas ocorrências podem resultar nos erros que levaram aos sinistros. Uma forma de diminuir tais resultados é se apropriar da assistência à tomada de decisões dos pilotos a partir do treinamento e da aquisição contínua de conhecimentos, o que significa melhorar as informações do sistema destinadas ao piloto, bem como direcioná-lo para um treinamento que gerencie erros a fim de mitigá-los. Por fim, sugere-se uma pesquisa de campo para aprofundar sobre essa interface entre processo decisório, treinamento e ocorrências aeronáuticas na aviação particular brasileira.
Abstract: Proper and assertive decision-making by pilots in aviation is an essential factor for flight safety and can prevent serious accidents and incidents. For this reason, it is imperative that the pilot be trained to face adverse situations, which is possible with efficient training. From this perspective, the objective of this study is to propose a reflection on pilot training and its interface with the decision-making process that so much affects private aviation crew members in Brazil. For the development of the study, a qualitative approach of a basic nature and descriptive objective was chosen as a research method, using bibliographic and documentary procedures. Based on the method adopted, the importance of training for professions in general was demonstrated, in order to developing their technical or non-technical skills, so that they can perform their functions more productively and safely. In addition, training also provides an interface with the decision-making process, especially that related to experience and knowledge. Such considerations are also affected by aviation, given the importance, in particular, of decision-making (non-technical skills trained during initial or continuing training of pilots) in the daily lives of pilots, especially in private aviation. In this sense, analyzing data from the SIPAER Panel between 2012 and November 5, 2022, there was a record of 5,691 aeronautical occurrences in Brazil, of which 1,780 occurred with private sector’s aircraft, representing 31.2% of the total. It was also found that two important factors associated with decision-making were present in 327 occurrences: poor judgment (the most expressive, with 217 occurrences) and the decision-making process (110 occurrences). Considering the verified casualty and their contributing factors, it is concluded that deficient judgment and decision-making process dimensioned in these occurrences can result in the errors that led to the claims. One way to reduce such results is to take ownership of the pilots' decision-making assistance based on training and the continuous acquisition of knowledge, which means improving the system information intended for the pilot, as well as directing him to a training that manages errors in order to mitigate them. Finally, field research is suggested to deepen this interface between the decision-making process, training and aeronautical occurrences in Brazilian private aviation.
Palavras-chave: Aviação particular
Treinamento
Processo decisório
Painel Sipaer
Ocorrências aeronáuticas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5138
Data do documento: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AER2084. A02. TCC MOISÉS FELLYPE FERREIRA MACHADO.pdf620,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador