PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia Civil
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5127
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O impacto da personalização de apartamentos no cronograma físico de obra em um empreendimento da cidade de Goiânia
Autor(es): Soares, João Victor Rocha
Estrela, Nicolas Souza de Melo
Primeiro Orientador: Ferreira Júnior, Epaminondas Luiz
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Priscilla Borges de Freitas
metadata.dc.contributor.referee2: Gama Junior, Antônio Claret de Almeida
Resumo: A personalização de um imóvel é o processo de adequar os ambientes às necessidades de seu morador. Além disso, é uma estratégia comercial vista como diferencial na venda de um imóvel, que oportuniza o cliente de alterar, ao seu desejo, um projeto padrão, tornando o processo de compra mais atrativo, e potencializando a venda dos imóveis. No entanto, em muitos casos, a personalização de um apartamento implica em dividir com o cliente as responsabilidades de aquisição e / ou fornecimento de materiais e mão de obra, o que pode imputar em atrasos no cronograma físico de execução. Este estudo teve como objetivo analisar a influência do processo de personalização de apartamentos adotado por uma incorporadora na cidade de Goiânia, no avanço físico da obra. Para tanto, fez-se um levantamento de dados das alterações solicitadas pelos clientes, dos problemas mais recorrentes ligados a customização da planta padrão e do tempo acrescido para realizar tais alterações, seja em decorrência dos serviços, ou do gerenciamento dos suprimentos, obtendo assim, uma escala qualitativa do grau de personalização por meio do comparativo entre as horas necessárias para execução do serviço de um apartamento personalizado em relação a um apartamento padrão. Os resultados obtidos mostraram que a alteração de serviços e a execução para personalização dos apartamentos resulta em um pequeno atraso em relação ao planejamento físico da obra, em contrapartida mostrou que a gestão de suprimentos para esses apartamentos, impactou enormemente no tempo de execução dos imóveis personalizados.
Abstract: Customizing a property is the process of adapting environments to the necessities of its inhabitant. In addition, it is a commercial strategy seen as a plus in the sale of a property, which gives the customer the opportunity to change a standard project, as they wish, making the buying process more attractive, and boosting the sale of properties. However, in many cases, customizing an apartment implies sharing the responsibilities for the acquest and/or supply of materials and labor with the client, which can result in delays in the physical execution schedule. This study aimed to analyze the influence of the apartment customization process adopted by a developer in the city of Goiânia, in the physical progress of the construction. Therefore, a data's survey was made on the changes requested by customers, the most ordinary problems linked to the customization of the standard plant and the added time to carry out such changes, either as a result of the services or the management of supplies, thus obtaining, a qualitative scale of the degree of personalization through the comparison between the hours required to perform the service of a personalized apartment in relation to a standard apartment. The obtained results showed that the modification of services and the execution to customize the apartments result in a small delay in relation to the physical planning of the construction, on the other hand, it showed that the management of supplies for these apartments had a huge impact on the execution time of custom properties.
Palavras-chave: Personalização
Customização
Gestão de suprimentos
Cronograma físico de obra
Customization
Schedule
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::PROCESSOS CONSTRUTIVOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5127
Data do documento: 8-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Engenharia Civil



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador