PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Serviço Social
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5125
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Serviço Social e o legado do Movimento de Reconceituação Latino-Americano no Brasil – um estudo bibliográfico
Autor(es): Carrijo, Denize Nunes
Primeiro Orientador: Faria, Sandra de
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Wanessa Batista
metadata.dc.contributor.referee2: Neves, Denise Carmen de Andrade
Resumo: A pesquisa que integra a monografia problematizou a atualidade do legado do Movimento de Reconceituação, considerando os estudos brasileiros e internacionais publicados nas últimas décadas. O objetivo do trabalho é refletir sobre o legado do Movimento de Reconceituação Latino-Americano para o desenvolvimento da formação em Serviço Social no Brasil, analisando o Movimento de Reconceituação Latino-Americano e suas expressões e examinando o legado da reconceitualização para os avanços na formação em Serviço Social no Brasil. A hipótese de estudo aponta que o legado e as expressões do Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina incidiram sobre o desenvolvimento da pesquisa e a produção do conhecimento analítico e crítico, ancorado no materialismo histórico-dialético, tendo como consequência a formação de profissionais com novo perfil e compromissados com a renovação do Serviço Social. A pesquisa caracterizada como bibliográfica resultou no ensaio analítico a partir, fundamentalmente, das contribuições dos diversos autores estudiosos do tema, tendo como fontes: artigos científicos, revistas e livros. O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social que propôs a ruptura com o Serviço Social Tradicional e formulou a crítica aos limites do desenvolvimentismo, e almejou a construção de um novo perfil profissional crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão. De acordo com os estudos realizados sobre o Serviço Social na América Latina, a monografia específica qual foi o objetivo do Movimento de Reconceituação do Serviço Social Latino-Americano, ocorrido de 1965 a 1975, e o seu legado para o avanço da formação em Serviço Social no Brasil, assim como, na pesquisa e produção de conhecimento no contexto das Ciências Humanas e Sociais.
Palavras-chave: Serviço social
Movimento de reconceituação
Teoria social crítica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::FUNDAMENTOS DO SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5125
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia DENIZE NUNES CARRIJO.pdf499,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador