PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5044
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ações educativas para realização do autopalpação das mamas
Autor(es): Teodoro, Rafael Rodrigues
Primeiro Orientador: Ribeiro, Leiliane Sabino Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Andreia Gontijo da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Resende, Elisangela Euripedes
Resumo: RESUMO Introdução: O câncer de mama é uma doença comumente incidente em mulheres na faixa etária entre 40 a 59 anos. Em se tratando especificamente de Brasil, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), divulgou o cálculo para 2020 da incidência de câncer de mama no país. De acordo com esse estudo pode-se atingir o total de novos casos em 66.280, para cada ano do triênio 2020-2022. Agora em nível global, em 2018, foram identificados 2,1 milhões de casos novos, equivalente a 11,6% de todos os cânceres estimados. Tal valor corresponde a um risco estimado de 55,2/100 mil, sendo a maior incidência na Austrália e Nova Zelândia, países do norte da Europa e na Europa Ocidental. Partindo deste pressuposto, e levando-se em consideração o papel da enfermagem, essa pesquisa visa demonstrar como as ações preventivas para o câncer de mama se tornam primordiais e efetivas, e a autopalpação das mamas permanece como estratégia educativa de incentivo ao conhecimento do próprio corpo. Objetivo: conhecer e descrever as ações educativas que podem ser desempenhadas pelo enfermeiro (a), para a realização da autopalpação das mamas em mulheres. Método: Trata-se de uma abordagem qualitativa e descritiva através de revisão narrativa de literatura. Segundo Sahagoff, (2015), método que permite através de histórias, relatos, depoimentos, promover discussões que levam ao leitor entender os processos que constituem um pensamento narrativo, que é imprescindível para a produção dos trabalhos de campo e resultados de pesquisa. Os dados foram retirados por meio das bases de dados Literatura BVS Biblioteca Virtual em Saúde e SciELO (Scientific Electronic Library Online). A análise dos dados adquiridos ocorreu de forma qualitativa, por meio da apresentação dos principais resultados dos estudos. Resultados: Foram incluídos nesta revisão 07 artigos. A síntese dos resultados destes estudos permitiu a classificação em duas categorias temáticas: Atuação do Enfermeiro(a) no controle dos cânceres de mama e Ações educativas desempenhadas por Enfermeiros (a) para prevenção do câncer de mama. Considerações finais: O estudo possibilitou ter maior entendimento quanto ao papel do enfermeiro (a) em participar ativamente no processo de prevenção do câncer de mamas através de um exame prévio e simples de autoanálise, informando sobre as atitudes de risco, buscando formas de interação cada vez maiores com a comunidade, expandindo o raio de ação das possíveis causas, se não for realizado com frequência pelas mulheres, principalmente por ser este profissional quem lida de maneira mais íntima com as pacientes e seus familiares. Palavras-chave: Enfermagem, Câncer de mamas e prevenção.
Palavras-chave: Enfermagem
Nursing
Câncer de mama
Breast neoplasms
Prevenção de doenças
Disease prevention
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5044
Data do documento: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC RAFAEL VERSAO IMPRESSAO-1.pdf482,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador