PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeitos do distanciamento social no nível de ansiedade e depressão em professores do curso de fisioterapia
Título(s) alternativo(s): Efeitos do distanciamento social no nível de ansiedade e depressão em professores do curso de fisioterapia.
Autor(es): Paula, Déborah Lopes de
Primeiro Orientador: Silva, Patricia Leite Alvares
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Patricia Leite Alvares
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Valéria Rodrigues Costa de
metadata.dc.contributor.referee3: Ramos, Gabrielly Craveiro
Resumo: Introdução: Síndrome Respiratória Aguda do Coronavírus (SARS-COV-2) é uma doença causada pelo COVID-19 os primeiros casos foram observados em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China surgiu os primeiros casos de infecção parecem ter acontecido de animais para pessoas. Objetivo: Observar os efeitos do distanciamento social no nível ansiedade e depressão em professores de um curso de fisioterapia. Metodologia: Esse estudo é transversal descritivo. Participaram dos estudos 25 professores do curso de Fisioterapia da PUC Goiás. Foram aplicados três instrumentos: Questionário sociodemográfico, Inventário de Depressão de Beck e Inventário de Ansiedade de Beck. Resultados: Professores com média de idade de 42,24 anos (dp±7,56) e, destes 72% (18) são mulheres, 76% (19) são casados, 52% (13) tem 2 filhos ou mais. Entre os participantes 60% (15) têm casa própria e 52% (13) uma renda familiar até 20 mil reais. 72% (18) dos docentes realizam exercício físico e 33,3% (6) realizam 4 vezes ou mais e igualmente 33,3% realizam 2 vezes nas semanas. Os docentes que participaram desta pesquisa apresentaram poucos sintomas relacionados à ansiedade, ainda sim, de maneira leve como incapacidade de relaxar (48%), nervoso (60%) e indigestão ou desconforto no abdômen (56%). Em relação à depressão, 64% dos professores não apresentaram sintomas. Associando a presença de depressão com o perfil da amostra perfil foi encontrado que mulheres têm mais sintomas de depressão quando comparado aos homens , de forma significativa (p=0,05). Conclusão: A pandemia e o distanciamento social causado pelo Coronavírus (COVID-19) não trouxeram níveis de ansiedade e depressão elevados, demonstrando que os professores tiveram uma resistência positiva diante das dificuldades encontradas na pandemia. A prática de exercício físico pode ter contribuído positivamente para que o nível de ansiedade e depressão não aumentassem.
Abstract: Introduction: Coronavirus Acute Respiratory Syndrome (SARS-COV-2) is a disease caused by COVID-19 the first cases were observed in December 2019, in the city of Wuhan, China appeared the first cases of infection seem to have happened from animals For people. Objective: To observe the effects of social distancing on the level of anxiety and depression in teachers of a physiotherapy course. Methodology: This is a descriptive cross-sectional study. 25 professors from the Physiotherapy course at PUC Goiás participated in the studies. Three instruments were applied: Sociodemographic Questionnaire, Beck Depression Inventory and Beck Anxiety Inventory. Results: Teachers with a mean age of 42.24 years (sd±7.56) and, of these, 72% (18) are women, 76% (19) are married, 52% (13) have 2 children or more. Among the participants, 60% (15) have their own home and 52% (13) have a family income of up to 20,000 reais. 72% (18) of the teachers perform physical exercise and 33.3% (6) perform it 4 times or more and equally 33.3% perform it 2 times a week. The professors who participated in this research had few symptoms related to anxiety, even so, in a mild way, such as the inability to relax (48%), nervousness (60%) and indigestion or discomfort in the abdomen (56%). Regarding depression, 64% of teachers did not have symptoms. Associating the presence of depression with the profile of the sample, it was found that women have more symptoms of depression when compared to men, significantly (p=0.05). Conclusion: The pandemic and the social distancing caused by the Coronavirus (COVID-19) did not bring high levels of anxiety and depression, demonstrating that teachers had a positive resistance to the difficulties encountered in the pandemic. The practice of physical exercise mau haver contributed positively só that the level of anxiety and deprssion did moto increase.
Palavras-chave: Ansiedade
Depressão
Professores de fisioterapia
Distanciamento social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4975
Data do documento: 8-Dez-2022
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