PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Computação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4968
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Atomic design aplicado no desenvolvimento de produtos
Autor(es): Santiago, Felipe Issa
Primeiro Orientador: Rodrigues, Fábio Barbosa
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Eugênio Júlio Messala Cândido
metadata.dc.contributor.referee2: Silva Neto, Olegário Correa da
Resumo: Este trabalho apresenta e aplica o Atomic Design e destaca seus benefícios no processo de desenvolvimento de produtos. O Design Thinking introduz um conceito de olhar para o usuário ao centro do desenvolvimento de produtos. Nesse contexto, a utilização de Atomic Design é essencial, pois introduz uma forma modularizada e independente de criação de Sistemas, o que proporciona uma rápida adaptação do sistema e evolução separada dos seus componentes. A rápida evolução se dá pela independência das peças no projeto e, uma vez que a mesma é alterada, ela se reflete em todo o sistema, o que oferece uma agilidade na hora de alterar várias páginas. A independência de componentes permite que eles se comuniquem de forma assíncrona e possam ser criadas várias outras variantes sem prejudicar o andamento atual do Sistema. A escalabilidade está diretamente ligada a sua eficiência uma vez que um sistema está pronto para evoluir ele precisa ser eficiente tanto em tempo quanto em tamanho. O tempo necessário para evoluir um produto do ponto de vista do Design centrado no usuário pode ser lento se em comparação com outros processos, mas ele garante uma assertibilidade muito maior do produto e eficiência em relação a outros métodos. Em tamanho é possível por meio de Atomic Design pensar em todas as possibilidades possíveis de um componente e criá-las de maneira assíncrona com o desenvolvimento do sistema e uma vez testado e validado é possível fazer a implementação no Design System do produto o que garante uma gama maior de possibilidades e assertibilidade acerca do produto.
Palavras-chave: Atomic design
Design centrado no usuário
Design thinking
UX
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4968
Data do documento: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Felipe Issa Santiago_V_FINAL.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador