PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A evolução das cabines de comando e a necessidade de adaptação dos fatores humanos
Autor(es): Carmo, João Victor Gomes Do
Primeiro Orientador: Monteiro, Raul Francé
metadata.dc.contributor.referee1: Bechepeche, Anna Paula
metadata.dc.contributor.referee2: Bukzem, Salmen Chaquip
Resumo: Durante a primeira década que se seguiu após a criação das aeronaves, elas eram tratadas apenas como um refinado divertimento da alta sociedade europeia. Com o advento da I Guerra Mundial, percebeu-se que elas poderiam ser utilizadas como um artefato de observações militares, mas logo acabaram promovidas a armas de combate, o que garantiu vultosos investimentos para o desenvolvimento do segmento. Com o final da guerra, o excesso de aeronaves militares disponíveis deu-lhes uma nova destinação, agora voltada para atividades civis. O transporte de pequenas cargas revelou-se simples, mas o de passageiros ainda se ressentia do medo do desconhecido, e isto afastava tanto investidores como clientes, fazendo com que a palavra ‘segurança’ norteasse as práticas da indústria aeronáutica. Assim, novos projetos e o avanço de diversas tecnologias sugeriam a implantação de um novo cockpit nas aeronaves e, com isso, surgiam também as dificuldades para o monitoramento do trabalho, pois não foram considerados os limites físicos (ergonômicos) e mentais dos tripulantes. Além disso, as aeronaves mais modernas passaram a exigir um terceiro tripulante (engenheiro de voo). Com o tempo e mais investimentos tecnológicos, nos anos 1960, surgiram as cabines glass cockpit, que trouxeram modernos displays e permitiram o monitoramento por apenas dois tripulantes. A partir dessas constatações, este estudo tem como objetivo apresentar a evolução deste segmento e a ciência da ergonomia, que trata da interação homem-máquina, de elevada importância na aviação. Para tanto, lançou-se mão da pesquisa exploratória com a finalidade de fornecer informações sobre o tema e orientar os objetivos, os métodos e a formulação das hipóteses. A pesquisa bibliográfica deu suporte às investigações mediante o uso de publicações diversas – como dissertações, teses, documentos eletrônicos e matérias especializadas – na busca e alocação de conhecimento sobre o tema. Foi possível perceber, ao final da investigação, que há necessidade de novas tecnologias e transformações no deck de voo, assim como uma mudança de paradigmas para a adaptação do humano em seus postos a bordo. 
Abstract: During the first decade that followed after the creation of the aircraft, they were treated only as refined entertainment of the European high society. With the advent of World War I, it was perceived that they could be used as an artifact of military observations, but soon they ended up being promoted to combat weapons, which guaranteed significant investments to the development of the segment. With the end of the war, the excess of available military aircraft gave them a new destination, now focused on civil activities. The transport of small loads proved to be simple, but the one of passengers still suffered from the fear of the unknown, and this drove away both investors and customers, making the word 'safety' guide the practices of the aeronautical industry. Thus, new projects and the advance of various technologies suggested the implementation of a new cockpit in the aircraft, and with that, difficulties also appeared in monitoring work, then the physical (ergonomic) and mental limits of the crew were not considered. In addition, more modern aircraft now require a third crew member (flight engineer). Over time and with more technological investments, in the 1960s, glass cockpit cabins emerged, which brought modern displays and permitted the monitoring of only two crew members. Based on these findings, this study aims to present the evolution of this segment and the science of ergonomics, which deals with human-machine interaction of great importance in aviation. Therefore, exploratory research was used in order to provide information on the subject and guide the objectives, methods, and formulation of hypotheses. The bibliographical research supported the investigations through the use of various publications – such as dissertations, theses, electronic documents and specialized materials – in the research and allocation of knowledge on the subject. It was possible to perceive, at the end of the investigation, that there is a need for new technologies and transformations on the flight deck, as well as a change of paradigms for the adaptation of the human in their positions on board.
Palavras-chave: Aviação civil
Ergonomia
Fator humano
Evolução das aeronaves
Civil aviation
Ergonomics
Human factor
Aircraft evolution
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::ERGONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4967
Data do documento: 8-Dez-2022
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