PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4955
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarquêz, Aline Martinspt_BR
dc.date.accessioned2022-12-14T22:00:37Z-
dc.date.available2022-12-14T22:00:37Z-
dc.date.issued2022-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4955-
dc.description.abstractThere’s been relevant growth in the use of food delivery applications in the last years, driven by the Covid-19 pandemic, which could potentially have influenced people’s eating habits. Given that, this study sought to verify if the use of such food delivery applications did influence Goiania population’s eating habits, on individual and social levels. This is an observational, transversal, quantitative study, carried out with adults who reside in Goiânia and who habitually use food delivery applications. An online, respondent-filled form provided by “Google forms” was used, and obtained data was analyzed by means of descriptive statistics. Eating habits and behaviors, as well as demographic factors over behavioral patterns related to the use of applications in the consumption of food were studied. In total there were 81 participants, 68% females, 56% between 20 to 29 years of age, 51% with income of more than 4 times the minimum wage, 54% college graduates. In the sample, 95% maintained social distancing and increased the use of applications (94%), 40% used applications more than 4 times in a month, 49% sought after healthy foods, but considered prices not so affordable (83%). Practicality (52%) was the main motivation for using the application, along with free delivery offers (73%). The most consumed food and most ordered diner choice was the hamburger (88%), 57% stated that the use of applications negatively impacts eating habits, 69% considered it harms social eating. As a consequence, it was observed that such applications had adverse effects in these consumer’s routines, which negatively impacted their eating habits, considered healthy eating standards.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComportamento alimentarpt_BR
dc.subjectEating habitspt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectMobile applicationspt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.titleA influência dos aplicativos de delivery nos hábitos alimentares e na comensalidade dos consumidores goianiensespt_BR
dc.title.alternativeThe influence of delivery aplications on the food habits and commensality of goianian consumersspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-4181-409Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Camozzi, Aída Bruna Quilicipt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0253-8448pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8217336573929924pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Thaisa Borgespt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3687-1003pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9212769049482289pt_BR
dc.contributor.referee2Uru, Potira Morena Souza Benko dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3010329823029981pt_BR
dc.description.resumoHouve um crescimento do uso dos aplicativos de delivery de alimentos nos últimos anos impulsionado pela pandemia de Covid-19 o que pode ter influenciado os hábitos alimentares. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo verificar se o uso dos aplicativos de delivery de alimento influência nos hábitos alimentares e na comensalidade do goianiense. Trata-se de um estudo transversal observacional de natureza quantitativa, realizado com adultos residentes em Goiânia com hábitos de uso aplicativos delivery de alimentos, foi utilizado formulário online de autopreenchimento elaborado a partir do Google forms e a análise por meio de estatística descritiva. Foram estudados hábitos e comportamentos alimentares e questões demográficas sobre os padrões comportamentais relacionados a utilização dos aplicativos no consumo de alimentos. Foram 81 respondentes, 68% do sexo feminino, 56% de 20 a 29 anos, 51% com renda maior de 4 salários-mínimos, 54% nível de escolaridade superior completo. Na amostra 95% ficaram em distanciamento social e aumentaram o uso de aplicativos (94%), 40% utilizavam o aplicativo mais de 4 vezes por mês, 49% procuravam alimentos saudáveis, mas consideravam preço pouco acessível (83%). A praticidade (52%) foi o principal motivo para uso do aplicativo, e entrega grátis (72%), o alimento mais consumido foi o hamburguer (88%), a janta foi a mais pedida (80%), 57% disseram que altera negativamente o hábito alimentar, 69% consideravam que prejudica a comensalidade. Com isso podemos observar efeitos adversos no cotidiano desses consumidores que impactam de forma negativa seus hábitos alimentares quando o assunto é comer bem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6041425250895753pt_BR
dc.degree.graduationNutriçãopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_Nutricao_Aline_Martins_Marquez.pdf257,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador