PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia Civil
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLino, Edson Morais Rosapt_BR
dc.creatorMoura, João Pedro Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-14T15:55:58Z-
dc.date.available2022-12-14T15:55:58Z-
dc.date.issued2022-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4940-
dc.description.abstractBrazil's largest cargo transportation modal, the highway system suffers from low growth of its network and expensive and inefficient maintenance of existing roads. The final consumer is the one who pays for this and has the cost of the products added to the difficulties of the transporters. Pointed out in several studies as a possible solution to these problems, the mixture of reused tire rubber dust with bituminous concrete is capable of improving the durability of sidewalks and also brings ecological benefits. This article aims to analyze improvements with the use of asphalt-rubber in order to encourage the public administration and companies that have highway concessions to use it. The methodology used for this was bibliographic and documentary research in websites, research institutes and academic papers. The conclusion reached was that rubber asphalt is advantageous: despite its higher initial cost, road improvement brings benefits to users, to the final consumers of the products, to the environment, and even to public health.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAsfalto-borrachapt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectTransportept_BR
dc.titleReutilização da borracha de pneus descartados para uma melhor resistência e vida útil do asfaltopt_BR
dc.title.alternativeThe reuse of rubber from used and discharged tires, for a better resistance and longer life of coal asphaltpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Magaly Araújopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7804551596473640pt_BR
dc.contributor.referee1Roriz, Paulo José Mascarenhaspt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7960430550169407pt_BR
dc.contributor.referee2Nishi, Edsonpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9265531737953522pt_BR
dc.description.resumoMaior modal de transporte de cargas do Brasil, o sistema rodoviário sofre com o baixo crescimento de sua malha e a manutenção cara e ineficiente das vias existentes. Quem paga é o consumidor final que tem o custo dos produtos acrescido das dificuldades dos transportadores. Apontada em diversos estudos como possível solução para esses problemas, a mistura do pó da borracha reutilizada de pneus inservíveis com o concreto betuminoso é capaz de melhorar a durabilidade dos pavimentos e ainda traz benefícios ecológicos. Este artigo pretende analisar melhorias com a utilização do asfalto-borracha de forma a encorajar a administração pública e das empresas que possuem concessão de rodovias a utilizá-lo. A metodologia utilizada para tal foi bibliográfica e documental em sites, institutos de pesquisa e trabalhos acadêmicos. A conclusão obtida foi de que o asfalto-borracha é vantajoso: apesar de um custo inicial mais alto, a melhoria nas rodovias traz benefícios aos usuários, aos consumidores finais de produtos, ao meio ambiente e, até mesmo, a saúde pública.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3534386009486360pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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