PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aspectos conceituais e operacionais da experiência do paciente: revisão narrativa
Título(s) alternativo(s): Conceptual and operational aspects of patient experience: narrative review
Autor(es): Oliveira, Eduarda Teles
Primeiro Orientador: Vila, Vanessa da Silva Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Glenda Batista de Almeida
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Viviane Peixoto
Resumo: INTRODUÇÃO: A experiência do paciente é uma temática relevante e mundialmente analisada. Trata-se de interações e percepções dos pacientes no momento do cuidado prestado e envolve uma série de fatores para uma boa medição e avaliação. Os pacientes estão cada vez mais engajados nos cuidados e desejam atendimentos de alta performance com equipe capacitada e serviços de saúde capazes de responderem as suas preferências. Por meio do acesso aos serviços de saúde, os pacientes podem oferecer relatos únicos sobre seu cuidado, tornando, assim, a experiência uma importante ferramenta de mensuração da qualidade do cuidado. Existem desafios a serem superados no processo de implementação de protocolos, indicadores e pesquisas de mensuração, sendo necessária a produção de conhecimento voltado a ampliação dessa compreensão. OBJETIVO: Identificar as principais definições e estratégias para avaliação da experiência do paciente. MÉTODO: Trata-se de uma revisão narrativa seguindo as etapas metodológicas: 1) definição da questão norteadora da revisão; 2) busca e seleção da literatura científica; 3) extração e a avaliação crítica dos resultados; e 4) síntese narrativa do conhecimento produzido. A questão de pesquisa foi: Quais as definições e estratégias para avaliação da experiência de pacientes adultos? A busca sistematizada foi realizada em diferentes bases de dados. Foi adotado o processo de triagem e seleção de artigos. Para o melhor gerenciamento das referências foi utilizado o software Rayyan. RESULTADOS: Na análise dos 27 artigos identificou-se que a experiência do paciente é um componente importante da qualidade de saúde e que pode ser definida por diferentes autores, mas que, comumente, é denominada como o conjunto das interações e preferências dos pacientes no serviço de saúde durante todo o cuidado, envolvendo as preferências e seus familiares, sendo sistematizado de forma digna e respeitosa. Medir essa experiência pode ser eficaz quando os dados, a partir das ferramentas disponíveis, são bem analisados e implementados. Foram encontrados diferentes instrumentos de avaliação que envolvem pesquisas, feedback e inquéritos. Para que exista mudanças é necessário que esses dados sejam bem avaliados e que a experiência do paciente venha a ser reconhecida mundialmente como um aspecto de qualidade dentro dos serviços. CONCLUSÃO: Definir o conceito e identificar as estratégias de mensuração da experiência do paciente se faz importante devido ao seu engajamento, suas preferências e a necessidade de serviços de saúde em aspectos mais tecnológicos e que apoiem as práticas voltadas às melhores evidências em saúde, fundamentado nos relatos dos usuários dos sistemas de saúde. Dessa forma, a temática deve ser cada vez mais explorada em busca de uma definição em comum e com o objetivo de avançar nos instrumentos de avaliação.
Abstract: INTRODUCTION: The patient's experience is a worldwide relevant topic. It is about interactions and perceptions of patients at the time of care provided and involves a series of factors for a good measurement and evaluation. Patients are increasingly engaged in care and want high-performance of care with a qualified team and health services capable of responding to their preferences. Through taccess to health services, patients can offer unique reports about their care. Thus, making the experience an important tool for measuring care. There are challenges to be overcome in the process of implementing protocols, indicators and measurement research, and it is necessary to produce knowledge aimed at expanding this understanding. OBJECTIVE: To identify the main definitions and strategies for evaluating the patient's experience. METHOD: This narrative review following the methodological steps that were: 1) definition of the research question; 2) search and selection of scientific literature; 3) extraction and critical evaluation of the results; and 4) narrative synthesis of the knowledge produced. The research question was: What are the definitions and strategies for evaluating the experience of adult patients? The systematic search was carried out in different databases. The process of screening and selection of articles was carried out. For better management of references, Rayyan software was used. RESULTS: In the analysis of the 27 articles, it was identified that the patient's experience is an important component of the quality of health and that it can be defined by different authors, but that is commonly named through the interactions and preferences of patients in the health service. Health throughout the care involving the preferences and their family members in the care, which is guided in a dignified and respectful way. Measuring this experience can be effective when data through available tools are well analyzed and implemented. Different evaluation tools were found that involve surveys, feedback and surveys. For there to be changes, it is necessary that these data are well evaluated and that the patient's experience comes to be recognized worldwide as an aspect of quality within the services. CONCLUSION: Defining the concept and identifying strategies for measuring the patient's experience is important, due to patient engagement, their preferences and the need for more technological health services that support practices aimed at the best evidence in health based on reports of the biggest users of the systems, the patients. Thus, the theme should be increasingly explored in search of a common definition and advances in assessment instruments.
Palavras-chave: Assistência centrada no paciente
Humanização da assistência
Experiência do paciente
Qualidade dos cuidados de saúde
Patient-centered care
Humanization of assistance
Patient experience
Quality of health care
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4936
Data do documento: 14-Dez-2022
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