PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4910
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Plano de negócios para criação de uma ótica
Autor(es): Goncalves, Joao Guilherme do Carmo Santana
Primeiro Orientador: Reis, Irene
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Lima, Tereza Cristina Medeiros Pinheiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Tereza Cristina Medeiros Pinheiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Macedo, Lucilene Correia de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo é elaborar um Plano de Negócios para criação de uma empresa no ramo específico de ótica - saúde visual em Aparecida de Goiânia Goiás. E especificamente, definir qual será o público-alvo; analisar uma boa região para montar o empreendimento; estudar o mercado e seus concorrentes; conhecer as melhores formas para se trabalhar o marketing; analisar o perfil da clientela; definir fornecedores; pesquisar equipamentos essenciais para ótica e elaborar o plano de viabilidade econômico-financeiro do empreendimento. O estudo apresenta a seguinte indagação: Qual a importância do empreendedorismo na sociedade atual? Como se estrutura o Plano de Negócios para criação de uma ótica? Qual o valor do investimento para criação do negócio? Empreender no ramo de óticas é um investimento que dará retorno financeiro em quanto tempo? Metodologicamente utilizou-se da pesquisa de caráter exploratório e descritivo, com análise qualitativa a partir de entrevista semi estruturada aplicada junto ao gestor das empresas âncora, bibliográfica e com pesquisa de campo. Resultados alcançados: Foi elaborado plano de negócios no segmento ótico; realizou-se estudos na empresa ancora Óticas Madri o estudo da viabilidade para criação do plano de negócios idealizado, pois a análise de viabilidade financeira e retorno do investimento ficou demonstrado em um espaço temporal médio de 3 meses após o início das atividades da empresa e tem um grande potencial para expansão no mercado.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Ótica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4910
Data do documento: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Plano de negócios para criação de uma ótica.pdf211,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador