PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/490
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sequelas da radioterapia em câncer de cabeça e pescoço e sua relação com a fonoaudiologia
Autor(es): Santos, Zaínne Bennaia
Primeiro Orientador: Lacerda, Maria Carolina Cabral de
metadata.dc.contributor.referee1: Monteiro, Juliana Carla
metadata.dc.contributor.referee2: Dantas, Lucy Jane
Resumo: Introdução:O câncer representa a segunda maior causa de óbitos no Brasil e os tumores de cabeça e pescoço tem alta incidência, principalmente entre pessoas do sexo masculino. O tratamento, cirúrgico ou radioterápico, é definido de acordo com o estágio de desenvolvimento do câncer, sendo que ambos podem deixar sequelas estéticas e funcionais. O fonoaudiólogo atua junto a esses pacientesnas diversas etapas do tratamento, desde a prevenção até a reabilitação.Objetivo:Relacionar, a partir da seleção, leitura e análise da literatura especializada, as sequelas causadas pela radioterapia em casos de câncer de cabeça e pescoço. Metodologia:O presente trabalho trata-se de uma revisão integrativa da literatura, a partir do levantamento de artigos publicados em língua Portuguesa no período de 2010 a 2020. As pesquisas foram realizadas nas bases de dados LILACS, SCIELO, BVS e no Google Acadêmico. Resultados: os artigos encontrados foram dispostos em um quadro e analisados, a fim de fundamentar a posterior discussão. As sequelas do tratamento radioterápico relacionadas nos artigos pesquisados foram: disfonia, xerostomia, trismo, disfagia, mucosites e candidíase bucal. A literatura trouxe a definição e a relação destas sequelas com as alterações das estruturas e funções do sistema estomatognático. Conclusão: O risco de desenvolvimento de neoplasias de cabeça e pescoço tem relação direta com hábitos como o etilismo e o tabagismo. O tratamento radioterápico é eficaz, porém agressivo. Reafirma-se a importância da atuação do fonoaudiólgo, desde a prevenção até a reabilitação dos pacientes com sequelas do tratamento radioterápico.
Palavras-chave: Fonoaudiologia
Oncologia
Radioterapia
Câncer de cabeça e pescoço
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/490
Data do documento: 8-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Zainne Bennaia.pdf254,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador